Com objetivo de ressignificar o centro de Joinville, proprietários de imóveis na região central se reuniram e criaram a Associação de Proprietários da Área Central de Joinville (Apac). O grupo pretende colocar em ação projetos para resolver problemas, vistos pelos associados, em imóveis tombados, na parte da cultura, arquitetura e segurança.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Fotos antigas mostram como era o centro de Joinville
Fundada em meados de setembro de 2024, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e poder público, a Apac já possui quase 40 associados e tem como meta chegar a 100 até o fim de 2025.
De acordo com o presidente da associação, Juliano Geraldo Pereira, entre as metas do grupo está “voltar a dar vida” ao centro da maior cidade de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
— Antigamente, todo mundo se direcionava para o centro para uma prestação de serviço. Após a pandemia, como em outras cidades grandes, teve um esvaziamento e começou a ter uma série de problemas — afirma Juliano.
Para colocar em prática as discussões, a associação criou câmaras técnicas. Há projetos para imóveis tombados, arquitetura, segurança e cultura.
— Imóveis tombados são um problema porque não possuem incentivo e ficam todos abandonados. A ideia é revitalizar os prédios e viabilizar outro uso para os espaços. Outra câmara é sobre ressignificação do centro, temos estudos, em parceria com o Centro Universitário Católica de Santa Catarina, para deixar o centro mais bonito. No setor de segurança, apoiamos a Comissão Especial das Pessoas em Situação de Rua da Câmara de Vereadores de Joinville. Tudo isso com o intuito de trazer as pessoas para o centro — explica o presidente.
De acordo com Juliano, a Apac se inspira em cidades como Barcelona, na Espanha, e Recife (PE), para reestruturar o centro de Joinville.
Continua depois da publicidade
As reuniões da diretoria da associação ocorrem a cada 14 dias, apresentando a cada mês as ações aos associados e colhendo as demandas. Aos interessados, é possível se associar através das redes sociais da Apac.
Leia também
Área nobre desejada por construtoras de luxo tem novo conceito e une três bairros em Joinville
Fonte: NSC