O ‘Festival Amazonas de Ópera 2025’ ocorre de 15 de abril a 18 de maio, em Manaus. A programação contempla apresentações no Teatro Amazonas e no Centro Cultural Palácio da Justiça. Os ingressos estão à venda. Confira a programação.
A edição de 2025 marca o início do projeto internacional ‘Corredor Criativo da Amazônia‘, que busca promover o festival no exterior e fomentar ações culturais na região amazônica, com a participação de instituições do Brasil, Colômbia, Portugal e Áustria.
LEIA MAIS
ABERTURA
A abertura será no dia, 15 de abril de 2025, às 19h, com a ópera La Vorágine, baseada em um romance colombiano ambientado no ciclo da borracha.
Composta por João Guilherme Ripper, a montagem é inédita e traz elenco e equipe técnica do Brasil e da Colômbia.
Além disso, haverá apresentações adaptadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e estudantes da rede pública.
PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA 2025
Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e no site shopingressos.com.br, nos seguintes links:
ABRIL
Teatro Amazonas
La Vorágine (João Guilherme Ripper – Ópera binacional Colômbia-Brasil)– 19h
La Bohème (Giacomo Puccini – Ópera em concerto)– 19h
Centro Cultural Palácio da Justiça
Recital Bradesco I: Belcanto– 20 de abril às 19h (Entrada gratuita)
MAIO
Teatro Amazonas
Concerto Lírico – 1º de abril às 19h (Entrada gratuita)
Oca à la Rossini– 3 de abril às 19h (Entrada gratuita)
As Bodas de Fígaro (Wolfgang Amadeus Mozart) – 19h
Centro Cultural Palácio da Justiça
Recital Bradesco II: Canções Brasileiras– 17 de maio às 19h (Entrada gratuita)
CORREDOR CRIATIVO DA AMAZÔNIA
O ‘Corredor Criativo da Amazônia’ visa captar recursos internacionais para apoiar a cultura e o meio ambiente. O projeto beneficiará os estados do Amazonas e Pará, além de promover formação de mão de obra e parcerias educacionais na região.
Em conjunto, será lançado o Prêmio Carlos Gomes dentro do Concurso de canto de Cascais. A premiação é parte de uma estratégia de divulgação do Festival Amazonas de Ópera na comunidade europeia.
SOBRE O FESTIVAL
Realizado com recursos da Lei Rouanet, com patrocínio do Bradesco, e com apoio da Innova e Swarovski, o Festival Amazonas de Ópera é organizado pelo do Fundo do Festival em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Fonte: Edilene Mafra