terça-feira, abril 22, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Veja como consumir chocolate de maneira saudável e equilibrada


O chocolate pode ser inserido na dieta de forma saudável (Imagem: Vergani Fotografia | Shutterstock)

O chocolate pode ser inserido na dieta de forma saudável (Imagem: Vergani Fotografia | Shutterstock)

Com a Páscoa se aproximando, cresce a tentação e o desejo por chocolate. Nos últimos quatro anos, o consumo do doce aumentou no Brasil: de 85,5% em 2020 para 92,9% em 2024, de acordo com dados da Kantar WorldPanel pela Mondeléz.

Continua depois da publicidade

Para quem busca um estilo de vida saudável, segundo Fúlvia Hazarabedian, chefe do programa Bio Nutri da Bio Ritmo – marca fitness high end –, é possível integrar o alimento à dieta sem prejuízos. “Se você gosta de chocolate, não precisa eliminá-lo da sua vida. O segredo está na moderação. É o famoso ditado: ‘tudo em excesso faz mal’”, afirma.

Chocolates mais saudáveis

Algumas versões do chocolate são até benéficas à saúde. O amargo, por exemplo, possui flavonoides e cafeína, que aumentam a disposição e contribuem para a função muscular. Além disso, os flavonoides são poderosos antioxidantes que ajudam a reduzir o estresse oxidativo gerado pelo exercício intenso. O chocolate também estimula a liberação de endorfina, proporcionando sensação de bem-estar.

Continua depois da publicidade

Entretanto, como destaca Fúlvia Hazarabedian, o chocolate também possui alto teor de açúcar e gordura, especialmente os ultraprocessados, como ao leite e branco. “Quanto mais natural, melhor. As opções mais atraentes do ponto de vista nutricional possuem, pelo menos, 50% de cacau e são menos industrializas”, explica.

Essas versões possuem maior concentração de nutrientes benéficos e menos açúcares refinados e aditivos. Chocolates artesanais e feitos com gorduras saudáveis, como as provenientes de castanhas, como castanha-de-caju e castanha-do-pará, também são alternativas apropriadas.

O chocolate amargo tem diversas propriedades benéficas ao organismo, mas deve ser consumido com moderação (Imagem: PeopleImages.com – Yuri A | Shutterstock)

Moderação é essencial no consumo diário

Ainda que o chocolate amargo possa ter diversas propriedades boas, a nutricionista desaconselha-o como pré-treino. “O melhor é guardar para ocasiões especiais, para depois de uma refeição. E limitar o consumo a cerca de 30 g por dia”, pontua Fúlvia Hazarabedian.

Continua depois da publicidade

Para quem deseja curtir o ingrediente com menos culpa e mais sabor, a nutricionista chefe da Bio Ritmo compartilha uma receita saudável de musse com apenas três ingredientes.

Ingredientes

  • 160 g de chocolate meio amargo ou amargo
  • 340 g de iogurte natural
  • 1 xícara de chá de leite em pó desnatado

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura cremosa e homogênea. Distribua em taças e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Continua depois da publicidade

Por Beatriz Aguiar



Fonte: NSC

trezzenews