quarta-feira, abril 23, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

entenda polêmica com carros elétricos na Câmara de Belém



Alguns dos veículos estão registrados nos nomes de vereadores de Belém (Composição: Lucas Oliveira/Cenarium)

10 de abril de 2025

Fabyo Cruz – Da Cenarium*

BELÉM (PA) – O uso de carros elétricos da marca Build Your Dreams (BYD) por vereadores de Belém (PA), assim como o registro dos veículos em nome de terceiros, levantou suspeitas sobre a aquisição dos automóveis por parlamentares na capital paraense. O caso foi divulgado pelo QB News e ficou conhecido como a “farra dos BYD”. Os veículos da marca, no Brasil, custam mais de R$ 100 mil.

Segundo a reportagem do site, ao menos seis parlamentares foram vistos chegando para os trabalhos legislativos, em março, em carros elétricos desta marca. Quatro destes veículos estão registrados em nomes de terceiros, de acordo com documentos disponibilizados primeiro pelo site e checados pela CENARIUM.

Chamou atenção, ainda, a data das aquisições dos automóveis, que ocorreram em janeiro e fevereiro deste ano. Todos são do mesmo modelo — BYD Song Pro GS DM — e foram comprados no mesmo local, a concessionária Vega Seul Automotores Comercial Ltda., localizada na capital Belém. O SUV tem preço oficial de R$ 199,8 mil.

Leia também: Entenda proposta para transferir capital do Brasil para Belém na COP30

A reportagem acompanhou a movimentação dos parlamentares durante as sessões legislativas que estão ocorrendo na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) devido à reforma na sede do legislativo municipal.

No dia 19 de fevereiro, o vereador Lulu das Comunidades (PSDB) foi visto saindo de um carro modelo BYD Song Pro GS DM, cujo registro de propriedade apontou para Marcelo Fernando Lucas Medeiros. O carro foi adquirido no dia 15 de janeiro deste ano.

O vereador Lulu das Comunidades (Divulgação/CMB)
Registro do veículo no Detran/PA (Reprodução)

O vereador Rodrigo Moraes (PCdoB) foi flagrado estacionando um carro do mesmo modelo, este registrado em seu nome, segundo consulta à base de veículos do Departamento de Trânsito do Pará (Detran/PA). O veículo foi adquirido no dia 15 de fevereiro de 2025.

O vereador Rodrigo Moraes (Reprodução)
Registro do veículo no Detran/PA (Reprodução)

Outros parlamentares também foram associados aos veículos. Jorge Vaz (PRD) utilizava um carro também do modelo BYD Song Pro GS DM, adquirido em 14 de janeiro de 2025, em nome de Lena Janne Botelho, pessoa que ele segue nas redes sociais.

O vereador Jorge Vaz (Reprodução)
Lena Janne é o nome de um dos perfis seguidos pelo vereador na rede social Instagram (Reprodução/Instagram)
Registro do veículo no Detran/PA (Reprodução)

A vereadora Patrícia Queiroz (PP) foi vista chegando em um veículo registrado no nome de seu irmão, André Queiroz. O carro foi adquirido em 15 de janeiro deste ano.

A vereadora Patrícia Queiroz (Reprodução)
Registro do veículo no Detran/PA (Reprodução)

O vereador Túlio Neves (PSD) dirigia um carro em seu próprio nome, mas do mesmo modelo dos carros citados acima, e adquirido em 10 de janeiro deste ano.

O vereador Túlio Neves (Reprodução)
Registro do veículo no Detran/PA (Reprodução)

Marcos Xavier (Republicanos) foi visto em um veículo registrado em nome de Kenneth Kleberson Conceição de Souza. O carro foi adquirido em 13 de janeiro deste ano.

O vereador Marcos Xavier (Reprodução)
Registro do veículo no Detran/PA (Reprodução)

Por fim, o vereador André Martha também possui um carro elétrico da marca BYD, adquirido em 9 de janeiro deste ano, porém o veículo está registrado no nome do pai dele, André Martha Tavares.

O vereador André Martha (Reprodução)
Registro do veículo no Detran/PA (Reprodução)
Denúncia

O QB News informou, ainda, que recebeu “grave denúncia” de que alguns vereadores receberam carros elétricos da marca BYD financiados pelo presidente da Câmara, John Wayne. A CENARIUM tenta contato com as pessoas mencionadas no texto e está aberta para posicionamentos a respeito do caso.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belém (CMB) publicou nota de repúdio à denúncia, pontuando que as informações de que os vereadores teriam recebido carros elétricos da marca BYD, financiados pelo presidente da Câmara, são “inverídicas“. Disse, ainda, que a Câmara e o presidente não têm qualquer relação com a concessionária que representa a marca de veículos BYD, bem como não intermediaram financiamentos de veículos para vereadores. (Veja a íntegra da nota abaixo)

Leia na íntegra:

A MESA DIRETORA da Câmara Municipal de Belém vem a público REPUDIAR as publicações inverídicas divulgadas pelo Portal QB NEWS BRASIL no dia 26 de fevereiro e 10 de março deste ano, sob o título de “A ‘Farra’ dos carros elétricos”, alegando, indevidamente, que “alguns vereadores teriam recebido carros elétricos da marca BYD supostamente financiados pelo Presidente da Câmara”.

A Câmara Municipal de Belém e o Presidente de sua Mesa Diretora, Vereador John Wayne, não têm qualquer relação com a concessionária que representa a marca de veículos BYD, bem como não intermediaram financiamentos de veículos para Vereadores.

Da mesma forma, reforçamos que não se verificou violação das prerrogativas dos profissionais e tampouco dos seus equipamentos nas dependências da sede desta Casa de Leis, que sempre se pautou pelo respeito à liberdade de imprensa.

As publicações sugestivas de irregularidades, sem nenhuma comprovação, ofendem a imagem institucional desta Casa Legislativa e de seus dirigentes.

A atual gestão, no cumprimento de zelar pela transparência, obteve a classificação ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), alcançando a média de 91,82% de atendimento aos critérios de transparência na Administração Pública.

Assim sendo, a Câmara Municipal de Belém – CMB informa que a divulgação de conteúdos falsos nas redes sociais fere a honra e a reputação dos Vereadores e Vereadoras e podem configurar a responsabilização nas esferas competentes, na forma da legislação.

CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM

Leia mais: Belém e Manaus: Sem ‘expertise’, vereadores assumem Comissões de Meio Ambiente na Amazônia
(*) Com informações do QB News



Fonte: Revista Cenarium

trezzenews