Das 82 universidades de Santa Catarina avaliadas pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), apenas duas tiraram a nota máxima na avaliação. Os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior de 2023 foram apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na sexta-feira (11).
Continua depois da publicidade
Segundo o Ministério da Eduçãcao, durante a noite de sexta-feira foram apresentados os resultados do Conceito Enade, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2023. Os dados estão disponíveis no portal do Inep.
Ao todo, 2.101 universidades brasileiras foram avaliadas. Destas, 66 tiraram a nota máxima no Enade, que é 5. Entre elas estão duas instituições de SC, sendo a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Federal De Santa Catarina (UFSC). Outras 22 universidades tiraram a segunda melhor nota, a pontuação 4.
Confira quais universidades tiraram nota 4 no Enade
- Universidade Regional de Blumenau (FURB)
- Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi)
- Universidade da Região de Joinville (Univille)
- Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
- Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
- Centro Universitário de Brusque (Unifebe)
- Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
- Instituto Superior e Centro Educacional Luterano – Bom Jesus/Ielusc
- Faculdade Cesusc
- Faculdade Luterana de Teologia (FLT)
- Faculdade São Luís (FSL)
- Centro Universitário SATC (UniSATC)
- Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
- Centro Universitário Facvest (UniFacvest)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)
- Faculdade Senac São Miguel do Oeste
- Faculdade Refidim
- Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC)
- Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)
- Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
- Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Joinville
Continua depois da publicidade
Na edição de 2023 do Enade, foram avaliadas as seguintes áreas em bacharelado: agronomia; arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica e engenharia química.
Foram avaliados também os cursos de biomedicina; enfermagem; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; zootecnia; além dos seguintes cursos superiores de tecnologia: agronegócio; estética e cosmética; gestão ambiental; gestão hospitalar; radiologia e segurança no trabalho.
Mais sobre o Enade 2023
O Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil. Considerando a nota geral média de cada área de avaliação, numa escala de 0 a 100, os cursos da área de saúde e bem-estar que mais se destacaram foram medicina (65) e fisioterapia (53,67). Na área de engenharias, arquitetura e urbanismo, destacaram-se os cursos de arquitetura e urbanismo (56,94) e engenharia ambiental (55,22). Já entre os cursos tecnológicos, o maior destaque foi segurança do trabalho (52,62).
O diretor de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep, Ulysses Tavares Teixeira, ressaltou a importância de contextualizar os resultados das avaliações e adotar uma abordagem multidimensional para compreender melhor as especificidades de cada curso. Entre os eixos considerados estão: condições de oferta e formação; pesquisa e desenvolvimento; extensão e participação social; acesso, permanência e conclusão; além dos resultados de desempenho.
Continua depois da publicidade
Com base nas respostas ao Questionário do Estudante, o levantamento identificou a percepção dos estudantes sobre a formação e condições de ensino. Segundo Teixeira, essas percepções são fundamentais para compreender os fatores que influenciam a permanência dos alunos nos cursos, especialmente daqueles que recebem algum tipo de auxílio estudantil.
Fonte: NSC