Quase todo mundo já sentiu aquela vontade repentina de urinar ao entrar no chuveiro para tomar banho. Esse efeito, chamado de “micção por condicionamento”, é completamente normal e afeta a maioria das pessoas, segundo especialistas.
Continua depois da publicidade
Três mecanismos principais explicam o fenômeno: relaxamento muscular pelo calor, associação cerebral com o som da água e o efeito psicológico do ambiente do banheiro. O sistema parassimpático fica superativo no banho, explicam urologistas.
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
A água quente dilata os vasos sanguíneos e relaxa o esfíncter urinário – a “torneirinha” do corpo. Com os músculos pélvicos relaxados, a bexiga encontra menos resistência para se esvaziar, mesmo quando não está completamente cheia.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
O poder do som da água
Nosso cérebro associa o barulho da água ao ato de urinar, como no famoso experimento de Pavlov. É uma resposta condicionada, explica a ciência. Esse efeito é tão forte que muitas pessoas sentem vontade só de ouvir água corrente.
Chamado tecnicamente de “incontinência da chave na fechadura”, nosso cérebro associa certos ambientes (como o banheiro) à micção. Pesquisadores de Harvard comprovaram que o simples fato de entrar no banheiro já desencadeia o reflexo.
Quando se preocupar?
Apesar de normal no banho, vontade frequente de urinar pode indicar problemas. Se ocorrer mais de 8 vezes ao dia, consulte um urologista, alertam médicos. Bexiga hiperativa e infecções urinárias são causas comuns.
Continua depois da publicidade
Se o fenômeno incomoda, tente banhos mais rápidos ou menos quentes. Treinar o assoalho pélvico também ajuda. Mas especialistas garantem: Não há mal algum em urinar no banho, desde que com higiene adequada.
Curiosidade evolutiva
Alguns cientistas acreditam que esse reflexo vem de nossos ancestrais, que associavam corpos d’água com locais seguros para urinar. O banho moderno ativaria esse mesmo instinto primitivo de forma involuntária.
Contrário ao que muitos pensam, segurar o xixi no banho não faz mal. E urinar no chuveiro não causa infecções – desde que a água esteja limpa. O importante é conhecer seu próprio corpo e seus limites.
Continua depois da publicidade
Leia também
Estudantes estão ficando menos sábios devido à morte de um hábito simples
Refrigerante que foi febre nos anos 80 volta aos supermercados para a alegria dos fãs
Fonte: NSC