A melhor formação de profissionais para a indústria está em Santa Catarina. O SENAI/SC foi reconhecido na última sexta-feira (4) como o melhor do país pelo SENAI Nacional. O resultado inédito leva em conta o desempenho em 2024 em 10 indicadores, como qualidade da educação, eficiência da gestão e performance dos Institutos de Inovação e Tecnologia.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
No mesmo dia, as Escolas SESI em Santa Catarina receberam a maior nota no Índice de Qualidade das Escolas SESI, criado pelo SESI Nacional para avaliar a performance da rede em todo o país.
SENAI/SC
Referência em educação profissional há mais de 70 anos, o SENAI/SC somou 195 pontos na avaliação nacional, o melhor índice do Brasil, cinco a mais que o segundo colocado e 10 a mais que o terceiro.
O desempenho demonstra a eficácia da metodologia e da estrutura do SENAI/SC, além da qualidade da equipe, avalia o diretor regional da instituição, Fabrízio Pereira. “Atingimos este patamar graças ao investimento contínuo em tecnologia, capacitação docente e aproximação com as necessidades das indústrias. Vamos seguir avançando para oferecer educação profissional de ponta e inovação para tornar nossa indústria cada vez mais competitiva.”
Continua depois da publicidade
O Senai/SC tem unidades em todas as regiões do estado. Oferece cursos técnicos, cursos profissionais e aprendizagem industrial (mescla aulas no SENAI e trabalho na empresa contratante). Só ano passado, em todo o estado, teve 258,6 mil matrículas.
Escolas SESI
O Índice de Qualidade das Escolas SESI, do Departamento Nacional da instituição, considera critérios como capacitação dos professores, infraestrutura das escolas e abordagem de ensino, além do desempenho dos estudantes nas avaliações anuais em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
É a primeira vez que o SESI Nacional aplica a avaliação e reconhece as escolas com melhor desempenho. Santa Catarina obteve a maior nota, 8,0. O segundo colocado registrou 7,8.
Para Adriana Cassol, gerente-executiva de Educação do SESI e SENAI/SC, o resultado reflete o compromisso com a excelência na formação em todas as etapas do ensino, do infantil ao médio.
Continua depois da publicidade
“A qualidade do ensino nas Escolas SESI de Santa Catarina é resultado de um modelo pedagógico inovador, que alia conhecimento acadêmico às habilidades do futuro. Esta conquista reforça nosso papel na preparação de estudantes para os desafios do mundo do trabalho e da sociedade.”
As Escolas Sesi estão em 20 cidades de Santa Catarina.
Proporcionalmente, Santa Catarina tem um índice de empregabilidade na indústria muito acima da média nacional. Quem sai da formação profissional do Sistema S é disputado por um mercado carente de mão de obra qualificada. O modelo é um exemplo para o país.
Leia Mais
Fonte: NSC