terça-feira, abril 22, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

O segredo do restaurante de Florianópolis mais premiado no Comida di Buteco


No total, 10 bares e restaurantes da Grande Florianópolis já foram premiados no Comida di Buteco, considerado o maior concurso de petiscos do Brasil. Neste ano, a iniciativa chega à sétima edição em Santa Catarina, reunindo 26 estabelecimentos da Capital, de São José e de Palhoça até dia 4 de maio.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

De todas as edições, o maior campeão é o Botequim das Flores, localizado no Sambaqui. O bar administrado por Eliza da Cruz Russi e Francisco Onofre de Assis Sobrinho, o Kiko, não saiu do pódio desde que estreou no concurso, em 2019. Ficou em segundo lugar em 2019 e 2021, e depois teve três vitórias consecutivas, em 2022, 2023 e 2024.

Neste ano, eles buscam o tetra. Apostaram no prato Maricota e Valdemar, um conjunto de três casquinhas recheadas com molho de queijo e camarão, gratinadas e cobertas com uma farofa de castanhas e finalizadas com alho caramelizado.

— Estamos cientes que neste ano a exigência do público e dos jurados vem alta, pois o fato de termos sido premiados tantas vezes nos colocou na mira da crítica. Sendo assim, busquei me superar nesta receita. Nossa expectativa é das melhores! — disse a chef Eliza.

Continua depois da publicidade

Em 2025, o Botequim das Flores irá completar 10 anos de funcionamento. Nas redes sociais, o restaurante orgulha-se de ser o maior vencedor do Comida di Buteco em Florianópolis. Segundo a chef Eliza da Cruz Russi, a equipe se prepara o ano todo para o concurso.

— O segredo de tantas vitórias é literalmente a nossa entrega diária. Cada dia do ano estamos pensando no concurso e nos preparando para esse período de 28 dias. Para nós, o concurso é um momento de festejar junto aos nossos clientes — diz Eliza.

Conheça o Botequim das Flores

Competição vem forte

Mas a competição também vem forte. O Nacanoa Oyster Bar, que ficou em terceiro lugar nas edições de 2022, 2023 e 2024, neste ano quer tentar abocanhar o primeiro lugar. Para isso, o bar, localizado no Ribeirão da Ilha, criou o prato Ixtimadinha, que consiste em ostras ao molho duxelle sobre uma massa folhada com crocante de polvo.

Continua depois da publicidade

— A nossa expectativa é subir no pódio em primeiro lugar, tem já três anos que a gente participa, esse é o quarto, e os três anos nós tiramos o terceiro lugar, então a gente tá aí na batalha pelo primeiro lugar — diz o proprietário, David Freitas Carriconde, que abriu o bar em 2018 e vai para seu quarto ano de concurso.

Outro forte competidor é o Tonho Boteco, de Santo Antonio de Lisboa, que já ganhou o concurso, em 2018, e ficou em segundo lugar, em 2022. Já os bares Centro Social da Cerveja, Sufoco’s Bar, Restaurante da Moca, Bendito Boteco, Gambarzeira, Canto do Trio e Armazém do Córrego estiveram no pódio uma vez.

Veja os premiados em edições anteriores do Comida di Buteco

2024

  1. Botequim das Flores
  2. Gambarzeira
  3. Nacanoa Oyster Bar

2023

  1. Botequim das Flores
  2. Bendito Boteco
  3. Nacanoa Oyster Bar

2022

  1. Botequim das Flores
  2. Tonho Boteco
  3. Nacanoa Oyster Bar

2021

  1. Centro Social da Cerveja
  2. Botequim das Flores

2019

  1. Sufoco’s Bar
  2. Botequim das Flores
  3. Restaurante da Moca

2018

  1. Tonho Boteco
  2. Canto do Trio
  3. Armazém do Córrego

Como funciona o Comida di Buteco

No Comida di Buteco, os estabelecimentos oferecem petiscos exclusivos durante um período de tempo, por um preço fixo — neste ano, o valor é R$ 35. Depois, público e jurados elegem o melhor “buteco” da cidade. O critério principal é a qualidade do petisco, mas a avaliação também considera atendimento, higiene e temperatura da bebida.

Continua depois da publicidade

Depois dessa, são mais duas etapas: eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor “buteco” do Brasil.

Pratos que participam do concurso neste ano

Leia também

Tudo a R$ 35: os pratos e os bares que competem no Festival de Butecos na Grande Florianópolis



Fonte: NSC

trezzenews