No total, 10 bares e restaurantes da Grande Florianópolis já foram premiados no Comida di Buteco, considerado o maior concurso de petiscos do Brasil. Neste ano, a iniciativa chega à sétima edição em Santa Catarina, reunindo 26 estabelecimentos da Capital, de São José e de Palhoça até dia 4 de maio.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De todas as edições, o maior campeão é o Botequim das Flores, localizado no Sambaqui. O bar administrado por Eliza da Cruz Russi e Francisco Onofre de Assis Sobrinho, o Kiko, não saiu do pódio desde que estreou no concurso, em 2019. Ficou em segundo lugar em 2019 e 2021, e depois teve três vitórias consecutivas, em 2022, 2023 e 2024.
Neste ano, eles buscam o tetra. Apostaram no prato Maricota e Valdemar, um conjunto de três casquinhas recheadas com molho de queijo e camarão, gratinadas e cobertas com uma farofa de castanhas e finalizadas com alho caramelizado.
— Estamos cientes que neste ano a exigência do público e dos jurados vem alta, pois o fato de termos sido premiados tantas vezes nos colocou na mira da crítica. Sendo assim, busquei me superar nesta receita. Nossa expectativa é das melhores! — disse a chef Eliza.
Continua depois da publicidade
Em 2025, o Botequim das Flores irá completar 10 anos de funcionamento. Nas redes sociais, o restaurante orgulha-se de ser o maior vencedor do Comida di Buteco em Florianópolis. Segundo a chef Eliza da Cruz Russi, a equipe se prepara o ano todo para o concurso.
— O segredo de tantas vitórias é literalmente a nossa entrega diária. Cada dia do ano estamos pensando no concurso e nos preparando para esse período de 28 dias. Para nós, o concurso é um momento de festejar junto aos nossos clientes — diz Eliza.
Conheça o Botequim das Flores
Competição vem forte
Mas a competição também vem forte. O Nacanoa Oyster Bar, que ficou em terceiro lugar nas edições de 2022, 2023 e 2024, neste ano quer tentar abocanhar o primeiro lugar. Para isso, o bar, localizado no Ribeirão da Ilha, criou o prato Ixtimadinha, que consiste em ostras ao molho duxelle sobre uma massa folhada com crocante de polvo.
Continua depois da publicidade
— A nossa expectativa é subir no pódio em primeiro lugar, tem já três anos que a gente participa, esse é o quarto, e os três anos nós tiramos o terceiro lugar, então a gente tá aí na batalha pelo primeiro lugar — diz o proprietário, David Freitas Carriconde, que abriu o bar em 2018 e vai para seu quarto ano de concurso.
Outro forte competidor é o Tonho Boteco, de Santo Antonio de Lisboa, que já ganhou o concurso, em 2018, e ficou em segundo lugar, em 2022. Já os bares Centro Social da Cerveja, Sufoco’s Bar, Restaurante da Moca, Bendito Boteco, Gambarzeira, Canto do Trio e Armazém do Córrego estiveram no pódio uma vez.
Veja os premiados em edições anteriores do Comida di Buteco
2024
- Botequim das Flores
- Gambarzeira
- Nacanoa Oyster Bar
2023
- Botequim das Flores
- Bendito Boteco
- Nacanoa Oyster Bar
2022
- Botequim das Flores
- Tonho Boteco
- Nacanoa Oyster Bar
2021
- Centro Social da Cerveja
- Botequim das Flores
2019
- Sufoco’s Bar
- Botequim das Flores
- Restaurante da Moca
2018
- Tonho Boteco
- Canto do Trio
- Armazém do Córrego
Como funciona o Comida di Buteco
No Comida di Buteco, os estabelecimentos oferecem petiscos exclusivos durante um período de tempo, por um preço fixo — neste ano, o valor é R$ 35. Depois, público e jurados elegem o melhor “buteco” da cidade. O critério principal é a qualidade do petisco, mas a avaliação também considera atendimento, higiene e temperatura da bebida.
Continua depois da publicidade
Depois dessa, são mais duas etapas: eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor “buteco” do Brasil.
Pratos que participam do concurso neste ano
Leia também
Tudo a R$ 35: os pratos e os bares que competem no Festival de Butecos na Grande Florianópolis
Fonte: NSC