quarta-feira, abril 23, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Cuba e Rússia reafirmam laços de cooperação em áreas-chave


Cuba e Rússia reiteraram seu firme compromisso de fortalecer e expandir sua cooperação bilateral nas esferas econômica e política, disse o Ministério das Relações Exteriores da ilha caribenha na segunda-feira.

Durante as consultas políticas realizadas entre as duas nações e representadas pelo primeiro vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Gerardo Peñalver Portal, na companhia do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, foi destacado o “excelente estado dos laços político-diplomáticos” que unem os dois países.

De acordo com um comunicado emitido pelo Ministério das Relações Exteriores de Cuba, ambas as partes expressaram interesse mútuo em “continuar aprofundando os laços econômicos, comerciais, financeiros, de investimento e cooperação”.





Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!

Inscreva-se


Na reunião, também foram abordados vários temas da agenda regional e internacional, destacando a “sólida cooperação entre Cuba e Rússia, baseada em 65 anos de laços bilaterais ininterruptos”.

Cuba e Rússia fortalecem laços de cooperação em múltiplas frentes, com foco no desenvolvimento econômico, cooperação setorial e apoio mútuo em fóruns internacionais.
@CubaMINREX

Da mesma forma, ambas as delegações reafirmaram sua “disposição de continuar desenvolvendo relações bilaterais em várias áreas de interesse comum, com base nas amplas potencialidades nelas identificadas”. Por sua vez, o vice-ministro cubano Gerardo Peñalver Portal expressou sua gratidão pelo apoio histórico da Rússia às resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas, que condenam o bloqueio econômico e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba.

Ele também reconheceu a firme rejeição de Moscou à reincorporação da ilha à lista de países que supostamente patrocinam o terrorismo, elaborada por Washington. Nesse sentido, o vice-ministro russo, Sergey Labrov, enfatizou a importância do mecanismo de consultas políticas interexternas, comoespaço fundamental para o diálogo e a coordenação de ações conjuntas.

Esta reunião ocorre após a recente XXII Reunião da Comissão Intergovernamental de Cooperação Econômico-Comercial e Científico-Técnica russo-cubana, realizada em Havana em 4 de abril. Na ocasião, foram formalizados 13 acordos que estabelecem relações de cooperação em diversas áreas estratégicas, incluindo educação, saúde, geodésia e cartografia, evidenciando a disposição de ambos os países em continuar fortalecendo seus laços para benefício mútuo.



Fonte: Opera Mundi

trezzenews