terça-feira, abril 22, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

SpaceX é uma das favoritas para desenvolver Domo de Ouro


A construção do Domo de Ouro, o escudo militar dos Estados Unidos, pode estar mais perto de virar realidade. E de acordo com seis fontes familiarizadas com o assunto consultadas pela Reuters, a SpaceX, de Elon Musk, pode ser uma das favoritas para o desenvolvimento.

Outras duas empresas também estão cotadas para a construção da defesa aérea dos EUA. As três são fundadas por empreendedores que apoiam o presidente Donald Trump. No entanto, há divergências sobre como o processo de decisão e administração do equipamento pode funcionar.

Apesar do suposto favoritismo, o Domo de Ouro ainda está em estágios iniciais e não há nada decidido. A decisão caberá a Trump.

Silhuetas de Donald Trump e Elon Musk; ao fundo, bandeira dos Estados Unidos
Muks é aliado pessoal de Trump e ganhou um cargo no governo federal (Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)

SpaceX é uma das favoritas para construir o Domo de Ouro

Em 27 de janeiro, Trump citou um ataque de mísseis como “a ameaça mais catastrófica que os Estados Unidos enfrentam”, justificando a ordem executiva que deu origem ao Domo de Ouro. A estrutura será justamente um escudo aéreo de defesa antimísseis.

Agora, a SpaceX, de foguetes e satélites, surgiu como uma das favoritas para a construção. A fabricante de softwares Palantir e a construtora de drones Anduril também estão na ‘lista’. Cada uma delas ajudaria na construção de diferentes partes importantes do escudo.

No entanto, as fontes reforçaram que, apesar do aval do Pentágono, a decisão cabe a Donald Trump e está em estágios iniciais. Nas últimas semanas, as três empresas teriam se reunido com representantes do governo para apresentar seus planos, que incluem a construção e lançamento de 400 a 1 mil satélites para rastrear mísseis ao redor do mundo.

Ainda, outros 200 satélites de ataque, armados com mísseis e lasers, estariam nos planos. Eles seriam responsáveis por derrubar mísseis inimigos. A SpaceX não estaria envolvida nessa parte.

Logo da SpaceX na fachada de um prédio
Decisão depende de Trump… mas pode dar vantagens à SpaceX, de Musk (Imagem: Sven Piper/iStock)

Musk pode influenciar decisão de Trump?

As fontes citam a negociação como um “afastamento do processo usual de aquisição” e que a comunidade de segurança e defesa nacional quer ser “sensível e respeitosa com Elon Musk devido ao seu papel no governo”.

As três empresas e Musk se recusaram a comentar sobre o envolvimento com o Domo de Ouro. O Pentágono respondeu à Reuters que entregará “opções ao presidente para sua decisão, em conformidade com a ordem executiva e em alinhamento com as orientações e cronogramas da Casa Branca”.

A escolha pode não ser tão simples:

  • O Pentágono recebeu interesse de mais de 180 empresas interessadas em participar do escudo militar;
  • Apesar do favoritismo atual, grandes nomes do setor aeroespacial, como Boeing, Lockheed Martin e Northrop Grumman, podem ser concorrência;
  • Na prática, Trump não deve decidir sozinho. O ex-investidor de capital privado Steve Feinberg, número dois do Pentágono, também deve participar das decisões;
  • Se a SpaceX de fato vencer a disputa, será um aceno para o Vale do Silício. Além disso, pode dar à empresa vantagens importantes, especialmente relacionadas aos foguetes Starship (que quer levar humanos a Marte) e Falcon 9.
Decisão cabe a Donald Trump (Imagem: Jonah Elkowitz/Shutterstock)

Serviço de assinatura militar

Algo chamou atenção nesse caso: a SpaceX teria proposto um “serviço de assinatura” ao governo pelo Domo de Ouro. Nesse caso, a Casa Branca pagaria uma espécie de aluguel para ter acesso à tecnologia, ao invés de possuir o sistema como um todo.

Leia mais:

Segundo as fontes, esse modelo de ‘aquisição’ pode burlar protocolos atuais do Pentágono. Por um lado, a abordagem não quebra nenhuma lei e permite uma implementação mais rápida. Por outro, há preocupações sobre a dependência do governo à empresa, incluindo os preços de assinatura.




Fonte: Olhar Digital

trezzenews