terça-feira, abril 22, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Silveira vai à China para atrair investimentos e fortalecer siderurgia


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, embarca nesta quinta-feira (17) para a China com uma missão estratégica: ampliar negócios e atrair investimentos chineses para o Brasil.

A viagem ocorre após alinhamento na embaixada da China e antecipa a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevista para o próximo mês. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também segue para o país asiático no fim da próxima semana.

Segundo apurou a CNN, além de buscar parcerias na área energética, a estratégia do governo inclui reuniões com empresas que já compram minério de ferro brasileiro, com o objetivo de ampliar a presença dessas indústrias no país, trazendo fábricas de beneficiamento de aço e alumínio para agregar valor ao que hoje é exportado em estado bruto. A ideia é fortalecer a indústria siderúrgica nacional.

O plano é uma forma de dar a volta nas taxas de 25% sob o aço e o alumínio impostas pelos Estados Unidos em março. Isso porque as novas tarifas impactam em cheio os exportadores brasileiros, pois a nação norte-americana é um dos maiores destinos dos produtos siderúrgicos brasileiros.

Na área de energia, Silveira tem encontros agendados com a gigante de tecnologia chinesa Huawei, onde são esperados anúncios de investimentos em baterias para o sistema elétrico e centros de dados.

O governo quer garantir a participação chinesa no primeiro leilão de baterias do país e avançar na política de implantação de data centers — parte do planejamento estratégico do Brasil até o fim do ano que vem —, em articulação com os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

A agenda inclui ainda tratativas com a estatal CGN para diversificar a matriz nuclear brasileira, conversas sobre veículos elétricos e baterias, além de anúncios sobre investimentos em linhas de transmissão de energia renovável do Nordeste para o Sudeste.

Silveira também participará de reunião com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (BID), Dilma Rousseff no âmbito dos Brics, com foco em transição energética e combate à pobreza.

Confiança na indústria tem menor nível em quase 5 anos



Fonte: CNN Brasil

trezzenews