terça-feira, abril 22, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Alerta: precisamos evitar um ‘armagedom’ de insetos


Pesquisadores sugerem métodos inovadores para entender os impactos das mudanças climáticas, poluição e espécies invasoras nas populações de insetos

insetos
Imagem: Kwangmoozaa/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Os insetos são essenciais para os ecossistemas, oferecendo serviços de polinização, alimentação e reciclagem, mas, apesar de sua importância, pouco se sabe sobre a maioria das espécies.

Estima-se que existam cerca de um milhão de espécies de insetos, mas apenas 1% delas foi avaliado quanto ao risco de extinção, com cerca de 20% das avaliadas sendo ameaçadas.

O monitoramento está concentrado em algumas regiões, como Europa e América do Norte, e em poucas espécies, como borboletas e abelhas, deixando lacunas significativas em outros lugares, como África e Ásia.

Leia mais:

insetos-australia-pesquisa
Insetos ameaçados de extinção são essenciais para os ecossistemas e a agricultura – Imagem: Robert Ross/Shutterstock

Estudo propõe solução

  • Um estudo liderado pelo UK Centre for Ecology & Hydrology e pela Zoological Society of London propõe uma nova abordagem para monitorar as populações de insetos e entender os impactos das mudanças climáticas, poluição e espécies invasoras.
  • A pesquisa, publicada na revista Science, sugere usar métodos diversos, como monitoramento de tendências populacionais, comparações entre habitats, experimentos controlados e a coleta de opiniões de especialistas.
  • O objetivo é preencher as lacunas de dados e fornecer uma visão mais precisa do estado das populações de insetos globalmente.

Os pesquisadores destacam que, embora o foco geralmente esteja em espécies carismáticas como abelhas e borboletas, outros insetos também desempenham papéis cruciais, como o controle de pragas e a manutenção da saúde do solo.

A nova abordagem visa encontrar soluções em larga escala que beneficiem a maioria das espécies, levando em consideração as limitações de dados e a complexidade da biodiversidade dos insetos.

O próximo passo será aplicar esse método para avaliar como os insetos estão respondendo às ameaças atuais.

Monitoramento global de insetos se faz necessário para compreensão completa de quais espécies estariam ameaçadas – Imagem: Aliaksei Marozau/Shutterstock


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.




Fonte: Olhar Digital

trezzenews