As obras de Nestor Jr já foram expostas no Brasil, nos Estados Unidos e em países da Europa. Agora, a exposição CAS(C)A CORPO está no Museu Victor Meirelles, no Centro de Florianópolis, e deve continuar até maio. Um filme inspirado nestas obras será lançado nesta sexta-feira (11) no Festival Inflamável 2025, no Centro Integrado de Cultura (CIC) da Capital.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Nestor Jr, de 41 anos, nasceu em Itajaí e morou em Penha, no Litoral Norte, durante a infância. Atualmente, o artista vive em Florianópolis e realiza exposições pela capital.
A exposição CAS(C)A CORPO é gratuita e começou durante a Maratona Cultural, em março. Segundo o artista, as obras foram pintadas em 2020, durante a pandemia do Covid-19.
Veja fotos de obras Nestor
Continua depois da publicidade
Segundo Nestor, a exposição propõe reflexões sobre o corpo e os múltiplos sentidos de pertencimento e transformação.
— Naquele momento em que nós estávamos presos em casa, com muito medo do que estava acontecendo no exterior, eu comecei a pensar na concha como um refúgio, uma segunda casa, uma segunda casca, um lugar de proteção. Então, eu decidi fazer uma concha por dia até o fim da pandemia — relata o artista.
— Esse processo dura até 2021. Eu passei um ano inteiro fazendo essas aquarelas, como um diário. 365 cascas protetoras para aquele tempo de insegurança.— completa Nestor.
Na exposição, cerca de 100 aquarelas sobre as conchas são expostas.
Obras inspiram filme
O curta Caracóis, inspirado no universo do artista visual e autor do curta Netsor Jr, será lançado nesta sexta-feira (11) durante o Festival Inflamável 2025, no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
O filme, que mostra o caminho de um homem em busca de si mesmo, pretende levar os telespectadores a uma jornada de reflexão.
A obra foi filmada em tomada única em uma câmera Super 8, formato de câmera muito popular nos anos 1960 e 1970 por ser uma das primeiras filmadoras portáteis da história.
— O filme Caracóis foi feito a partir de uma oficina realizada no Museu do Sesc e ministrada pelo Duo Strangloscope, o mesmo que organiza o Festival Inflamável. A partir das provocações deles os participantes criaram esses curtas em tomada única— , relembra o artista.
A entrada para a sessão é gratuita e deve começar a partir das 21h na sexta-feira (11) no cinema do CIC.
Continua depois da publicidade
Veja a programação completa do festiva no site oficial.
Como tudo começou
Nestor Jr. nasceu em Itajaí e morou em Penha, Santa Catarina, durante a infância. A vida de artista começou cedo.
Segundo Nestor, a paixão pela arte surgiu com o cinema. Aos 14 anos, o artista se interessou muito por filmes e começou a fazer cursos de desenho.
— Eu não tinha muitas referências de arte como um todo. A minha família era muito humilde e eu não tinha acesso a teatro, literatura, música. A primeira forma de arte que eu me interessei foi o cinema, eu ia para Itajaí só para isso, na época de cinema de rua ainda — relembra o artista.
Aos 18 anos, Nestor se mudou sozinho para Blumenau depois de receber uma proposta de trabalho como ilustrador. Depois dessa experiência e com o surgimento das redes sociais, a carreira do artista começou a decolar.
Continua depois da publicidade
— Com as redes sociais surgindo com força, fui entrando em contato com vários artistas do Brasil e do mundo e com espaços expositivos. Tudo ficou mais próximo de uma certa maneira, daí os convites foram aparecendo para essas exposições — conta Nestor.
Veja fotos de Nestor em suas exposições
Leia mais
“Play na Luz”: exposição inédita em Florianópolis traz memórias da infância e brincadeiras
Marina Sena é atração surpresa no ARVO Festival 2025, em Florianópolis; veja programação
Fonte: NSC