O Brasil conquistou um feito inédito no badminton no último final de semana. A atleta Juliana Viana alcançou a primeira medalha de ouro para a modalidade feminina do país em um campeonato Pan-Americano.
Em Lima, no Peru, no último sábado (12/04), Viana, que é a número 1 do Brasil e a 72ª no ranking internacional, venceu a canadense Wen Yu Zhang (65ª do ranking e segunda melhor do Canadá) por 2 sets a 1.
Nos 45 minutos de confronto na modalidade simples (em que o atleta enfrenta sozinho seu oponente), as jogadoras anotaram os placares de 21/19, 15/21 e 21/8.
Viana também já havia se tornado a primeira brasileira a vencer uma partida de badminton nas Olimpíadas, em Paris, em 2024.
Antes dela, que é natural de Teresina, Piauí, e atualmente joga pelo Club Athletico Paulistano, o único brasileiro que havia alcançado o mais alto lugar do pódio em uma disputa Pan-Americana foi o carioca Ygor Coelho, que além da Seleção Brasileira disputa na Liga Dinamarquesa de Badminton.
Instagram/Cbbd
Além da atleta piauiense, o Brasil chegou à final da decisão na modalidade das duplas masculinas, com Fabrício Farias e Davi Silva. Contudo, perderam para os norte-americanos Chen Zhi-yi e Presley Smith por 2 sets a 0 (parciais de 21/16 e 21/6) e encerraram o campeonato com a medalha de prata.
No saldo total de medalhas, o Brasil também conquistou bronze com a dupla mista com Jaqueline Lima e Fabrício Farias, e na feminina, mais uma vez Jaqueline Lima com sua parceira Sâmia Lima. Assim, o país ficou em terceiro lugar na competição, atrás somente do Canadá e Estados Unidos.
Fonte: Opera Mundi