A CENARIUM completa cinco anos de história neste dia 15 de abril (Composição: Lucas Oliveira/Cenarium)
15 de abril de 2025
Ana Pastana – Da Cenarium
MANAUS (AM) – A CENARIUM completa cinco anos de história neste dia 15 de abril e celebra a expansão do alcance de conteúdos com o compromisso de fazer jornalismo técnico e levar à população informações sobre o que acontece na Amazônia Legal, com os povos originários, sobre diversidade, política local, nacional e internacional, economia, meio ambiente e a visibilidade dos territórios.
A CENARIUM está na internet por meio das redes sociais, do site: revistacenarium.com.br e da agência: agenciacenarium.com.br, nas versões em português e em inglês, na revista impressa, na TV Web, no canal do YouTube — canais nos quais trabalham, diariamente, mais de 30 colaboradores espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Entre os profissionais, a CENARIUM conta com advogados, jornalistas, social media, revisores textuais, editores de vídeo, cinegrafista, fotojornalista e equipe de marketing.
Com matriz em Manaus, capital do Amazonas, a CENARIUM, em cinco anos, está presente com uma rede de comunicadores no Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Maranhão, Tocantins, no Distrito Federal e expandiu seu alcance até a capital do Reino Unido, Londres.
Além do ambiente virtual, a REVISTA CENARIUM, na versão impressa, está na 57ª edição e possui uma tiragem de aproximadamente 5 mil exemplares distribuídos a assinantes e parceiros pelo Brasil a cada 30 dias, apresentando um conteúdo exclusivo, com textos e imagens autorais, fruto do trabalho da equipe de jornalistas e comunicadores da empresa.
A TV CENARIUM, que faz parte da REDE CENARIUM e está disponível no YouTube, se destaca pela produção contínua de reportagens exclusivas, entrevistas, minidocumentários e documentários. Entre os anos de 2020 e 2025, a plataforma mantém uma média de 18 horas de conteúdo publicado.
Nas redes sociais, a CENARIUM, no Facebook, entre os anos de 2020 e 2025, alcançou mais de 11 milhões de pessoas. No Instagram, em três anos, o alcance foi de 13 milhões. No X (antigo Twitter), de 2024 a 2025, foi registrado um alcance de mais de 2 milhões. Já no TikTok, de 2023 a 2025, o alcance foi de mais de 4 milhões.
Premiações
Por meio de um jornalismo de responsabilidade, a REDE CENARIUM soma premiações, tais como:
Parcerias
Em uma plataforma que distribui conteúdos da Amazônia e permite o acesso à produção cultural e regional — como filmes, músicas, livros, artes visuais, alimentação e notícias — está a Sommos Amazônia, lançada na primeira semana do mês de abril, que se dedica à difusão de informação e conhecimento sobre a região. E, entre os parceiros dessa iniciativa, está a CENARIUM.
Os serviços estarão disponíveis em um único aplicativo, mediante uma assinatura no valor de R$ 9,90 por mês. O catálogo inicial apresenta 300 filmes, 30 mil músicas, 2,5 mil livros e mais de 750 obras artísticas, além de um glossário de alimentos e ingredientes, composto por 330 verbetes. A plataforma também contará com um e-commerce de produtos físicos.
Outra parceria firmada é a da CENARIUM com a Gracco Viagens e Turismo, com o objetivo de produzir conteúdos on-line sobre turismo na região amazônica, inicialmente nas capitais Manaus (AM) e Belém (PA), por meio de um podcast quinzenal, que deve ser exibido no segundo semestre deste ano, cumprindo o propósito de estabelecer conexões com o Brasil e o mundo.
Cenarium presente
Além dos colaboradores da capital amazonense, a CENARIUM conta com profissionais nos Estados do Pará, com o jornalista Fabyo Cruz; em Brasília, com a jornalista Ana Claudia Leocádio; e em Londres, com a jornalista Monica Piccinini.
Para a coordenadora de redação, Adrisa de Góes, fazer parte da CENARIUM é um aprendizado diário. “Todo dia a gente aprende algo novo, essa é a vantagem de ter contato direto com especialistas, de fazer um trabalho a partir da fala de pessoas que vivenciam e lutam por uma causa, ou uma especialidade. Esse é o diferencial da CENARIUM“, disse.
A diretora-geral da CENARIUM, Paula Litaiff, afirma que a revista nasceu com o propósito de deixar um legado sobre a importância da ética, o respeito à floresta e do profissionalismo no exercício de noticiar. Ela reforça o compromisso de fazer jornalismo técnico, com boa apuração. “Eu costumo dizer que ela [CENARIUM] é nossa. É de quem faz a Amazônia, é de quem colabora com os jornalistas diariamente, é do professor, é dos povos quilombolas, é dos povos originários. Esse é o objetivo, ampliar a voz de quem precisa ser ouvido”, declarou.
A CENARIUM
A CENARIUM é um veículo de comunicação disponível nas versões on-line, revista digital, revista impressa, agência de notícias e TV Web, com o objetivo de noticiar informações dos nove Estados da região amazônica.
São prioridades nas coberturas jornalísticas os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão (sudoeste), Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, por meio da publicação de conteúdos exclusivos, especiais e factuais, diariamente.
Sediada em Manaus (AM), a CENARIUM possui representantes nos Estados do Pará, Roraima e Rondônia, além de uma sucursal em Brasília (DF), contando com mais de 30 colaboradores e um Conselho Editorial formado por especialistas nas áreas de Direitos Humanos, Povos Tradicionais, Pesquisas, Ciências Sociais, Política e Economia
Leia também: Parceria entre CENARIUM e Sommos Amazônia amplia conteúdo amazônico no Brasil
Editado por Izaías Godinho
Revisado por Gustavo Gilona
Fonte: Revista Cenarium