ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE subiu 0,9 ponto em maio, para 98,9 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,2 ponto, para 98,4 pontos.
“Em um ano com bastante oscilação, a confiança da indústria registra sua maior alta no ano. Apesar disso, nota-se aumento no nível dos estoques pelo segundo mês consecutivo, acendendo um alerta para os empresários. Em relação ao futuro, o resultado é positivo em todas as variáveis e acontece de forma espalhada entre os segmentos da pesquisa. Com ligeira melhora na demanda presente, as empresas reportam intenção de aumentar a produção nos próximos meses. Apesar da perspectiva de melhora no curto prazo, os empresários têm um ambiente macroeconômico complexo. O conjunto de política monetária contracionista com a expectativa geral de desaceleração da economia pode refletir em um cenário difícil para a indústria no segundo semestre.”, comenta Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.
Em maio, houve alta da confiança em 11 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela sondagem. O resultado reflete piora nas avaliações sobre a situação atual e melhora nas expectativas em relação aos próximos meses. O Índice Situação Atual (ISA) caiu 1,0 ponto, para 99,1 pontos. O Índice de Expectativas (IE) subiu 2,7 pontos, para 98, pontos.
Fonte: ICL Notícias