Home Amazonas Defensoria Pública do Amazonas entrega resultados de exames de DNA do mutirão “Eu Tenho Pai”

Defensoria Pública do Amazonas entrega resultados de exames de DNA do mutirão “Eu Tenho Pai”

0


Nos casos em que a paternidade foi confirmada, a certidão de nascimento foi averbada, e foram definidos direitos como convivência e pensão alimentícia.

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, neste sábado (22), a entrega de 54 resultados de exames de DNA realizados durante o mutirão “Eu Tenho Pai”. A ação aconteceu em novembro, na sede da Defensoria Pública, no bairro Aleixo, em Manaus, e promoveu cerca de 500 atendimentos, incluindo testagens de DNA e outros serviços relacionados à parentalidade.

Os resultados dos exames foram organizados para entrega em uma única ação neste sábado. As partes envolvidas foram contatadas previamente e compareceram à sede da Defensoria para receber o laudo presencialmente. Nos casos em que a paternidade foi confirmada, a certidão de nascimento foi averbada, e também foram estabelecidos direitos como convivência e pensão alimentícia, garantindo a proteção e o bem-estar da criança.

A defensora pública Heloísa Canto destacou a relevância do mutirão para a garantia dos direitos familiares e a facilitação de acordos entre as partes. Segundo ela, na etapa anterior do mutirão, foram coletadas as amostras para os exames de DNA, e, nos casos de confirmação da paternidade, houve a possibilidade de conciliação entre os envolvidos sobre o regime de guarda, convivência e pensão alimentícia.

Entre os beneficiados, Maury Nunes relatou que buscou a Defensoria para resolver a questão da paternidade de sua filha. Ansioso pelo resultado, ele compareceu ao mutirão para regularizar a situação e, com a confirmação do vínculo biológico, afirmou estar pronto para assumir suas responsabilidades. “Eu saio daqui pai. Já resolvemos tudo, não precisa mais nem se preocupar com isso. Aqui a gente consegue resolver tudo de forma rápida e eficiente”, declarou.

Criada pela DPE-AM em 2022, a campanha “Eu Tenho Pai” é uma iniciativa pioneira que busca oferecer atendimento à população vulnerável na área de família, viabilizando a realização de exames de DNA custeados pela própria Defensoria. A ação serviu de inspiração para a criação da campanha nacional “Meu Pai Tem Nome”, promovida anualmente pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) em parceria com as Defensorias Públicas estaduais.

Texto: Tayara Wanderley

Foto: Brayan Riker/DPE-AM



Fonte: DPE-AM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile