segunda-feira, abril 21, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Doenças respiratórias aumentam em crianças em SC e acendem alerta para vacina contra a gripe


Vacinação vacina

Vacina está disponível para públicos prioritários (Foto: SES, Divulgação)

Um aumento expressivo no número de atendimentos na emergência do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foi registrado na última semana. A maior parte são casos respiratórios de gravidade moderada a grave. Dessa forma, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta sobre a importância da vacinação contra a gripe.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O alerta é para que pais e responsáveis busquem as salas de vacina para imunizar crianças de 6 meses a menores de 6 anos com a vacina contra a gripe (influenza). Essa faixa etária integra o grupo prioritário da campanha de vacinação.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), o hospital registrou um pico de pacientes na segunda-feira (14) com 398 atendimentos. Na quarta-feira (16), foram atendidos 264 pacientes, sendo que 19 foram classificados com a cor vermelha, que indica pacientes de alta complexidade, que exigem atendimento rápido e eficaz da equipe.

— O que tem chamado nossa atenção é o número de pacientes graves, sendo a maioria com síndromes respiratórias. Por isso a importância das crianças se vacinarem contra a gripe o quanto antes — reforça a diretora do HIJG, Maristela Cardozo.

Continua depois da publicidade

Entre os dias 1º e 16 de abril, 140 crianças foram internadas com síndrome respiratória aguda grave. Do total de internações, 32 crianças foram transferidas para a UTI.

O Hospital Infantil Joana de Gusmão é o único hospital público pediátrico da Grande Florianópolis. A SES/SC explica que por isso, somado ao número de casos e alta procura, o serviço pode apresentar demora mais elevada que o normal. O serviço de emergência tem atendido com quadro máximo de profissionais, com sete médicos.

Vacinação contra a gripe

Por conta do elevado número de casos de doenças respiratórias em crianças registrados na última semana, a SES/SC reforçou a importância da população levar as crianças para serem vacinadas contra a gripe.

“A Secretaria de Estado da Saúde faz um apelo para que pais e responsáveis levem as crianças de 6 meses a menores de 6 anos às salas de vacina dos seus municípios para se imunizarem contra a gripe. A Campanha de Vacinação já iniciou para esse grupo prioritário. A imunização busca reduzir as complicações e internações causadas pelas síndromes respiratórias agudas durante o outono e inverno, quando os casos de gripe tendem a aumentar, previne os casos graves das doenças, e também ajuda a diminuir a circulação do vírus”, afirma a SES.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou ainda que segue monitorando a situação epidemiológica e a ocupação hospitalar em Santa Catarina, com foco em ampliar e qualificar a rede de saúde no Estado.

Leia também

Entenda por que Anvisa vai exigir retenção de receita para venda de Ozempic

Idade mínima para terapias hormonais e cirurgia para pessoas trans é alterada no Brasil



Fonte: NSC

trezzenews