Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé participam da Roda de Conversa ‘Abril Indígena’, neste sábado, dia 19 de abril de 2025, em Manaus. O evento ocorre na às 9h30, no Salão de Eventos da Valer Teatro. A entrada é gratuita.
LEIA MAIS
RODA DE CONVERSA
A roda começa a partir das 9h30, com a palavra do escritor Ytanajé, que abordará a obra de Luiz Lana, ‘Antes o mundo não existia’, em seguida, mediará a conversa com Duhigó, que falará sobre ‘A arte indígena no mundo’. E para mediar essa fala da artista, o convidado é o fotógrafo, cinegrafista e artista visual Paulo Dessana.
SOBRE OS PALESTRANTES
Duhigó
Tem 20 anos de carreira artística e uma vasta produção de obras de arte inspiradas na cultura indígena, em especial, nas suas próprias memórias enraizadas no povo Tukano, sua etnia de origem.
Conquistou um lugar de destaque na história da arte amazonense e brasileira ao se tornar a primeira mulher indígena amazonense a compor o renomado acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), considerado o maior do país.
Paulo Dessana
Paulo Desana é um Cinegrafista e Fotografo indígena e está frente da Produtora Dabukuri Entretenimento, produtora que produz material audiovisual e artevisual sobre a cultura Indígena.
Foi o Diretor de fotografia do Mini Documentário Ciência e Culinária (Cooking and Science) sobre a formiga Maniuara na cultura dos Povos Hupdas, atuou como cinegrafista no Documentário Cobra Canoa, e no curta de Ficção Wuitina Numiá (Meninas Coragem), Imaginação (Brasil).
Ytanajé Cardoso
- Doutor em Educação (2019-2023) pela Universidade Federal do Amazonas.
- Mestre em Letras e Artes (2015-2017) pela Universidade do Estado do Amazonas.
- Graduação em Letras – Língua Portuguesa (2011-2014) pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA.
- Atua como professor colaborador dos cursos de Pedagogia Intercultural Indígena, da Universidade do Estado do Amazonas, desde 2017.
- Autor da obra ‘Canumã: a travessia (2019).
- Atua nas áreas de línguas indígenas, literatura indígena, educação escolar indígena, análise de discursos, políticas linguísticas.
LEITURA INFANTIL
De acordo com a gerente da Livraria Valer Teatro, Arylane Lopes, haverá leitura para a criançada de livros infantis escritos por indígenas no hall da livraria.
“Você que quer vir participar da Roda de Conversa e estava preocupado em deixar seus filhos, pode vir para a livraria Valer, onde vamos realizar a contação de histórias de temática indígena. Será imperdível.”, disse Arylane.
Fonte: Edilene Mafra