ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
A cidade de São Paulo se prepara para receber a 20ª edição da Virada Cultural de sua história no sábado (24) e no domingo (25). Com o tema “20 anos em 24 horas”, o evento gratuito acontece em palcos espalhados pelo centro e pelos bairros da cidade. Estão programados mais de mil shows, com destaque para nomes como Iza, Alceu Valença, João Gomes, Péricles, Luísa Sonza, Michel Teló, Léo Santana, Mart’nália, Diogo Nogueira, Sepultura, entre outros.
As apresentações serão distribuídas em 21 palcos e diversos espaços culturais espalhados por todas as regiões da capital. Nesta edição, a Virada Cultural terá a maior parte dos palcos fora do centro: 16 dos 21 grandes palcos estarão localizados nas zonas Sul, Leste, Norte e Oeste.
Além dos shows, a Virada também terá apresentações de teatro, instalações e performances artísticas e uma Virada Literária, com rodas de conversa e palestras sobre literatura na Biblioteca Mario de Andrade. A programação pode ser consultada no site oficial do evento.
Segurança reforçada e combate ao assédio
Além de oferecer cultura e entretenimento, será preparada uma grande operação de segurança na Virada. Cerca de 10 mil profissionais estarão mobilizados para garantir a segurança do público. A estratégia conta ainda com o apoio de drones, câmeras do programa Smart Sampa e o reforço da Patrulha Maria da Penha, especializada no enfrentamento da violência contra a mulher.
Uma das novidades é o plantão jurídico gratuito oferecido pela OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), que estará disponível para mulheres vítimas de assédio durante o evento. A ação, coordenada pela Comissão das Mulheres Advogadas, terá 20 pontos de atendimento presencial em todas as regiões com programação, além de suporte online via QR Code.

Virada Cultural faz seu aniversário de 20 anos e da mais acessibilidade à periferia (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)
Transporte gratuito só no domingo
Para garantir a mobilidade, a cidade contará com uma frota de ônibus 25% maior no domingo, além do benefício do Domingão Tarifa Zero, que oferece gratuidade no transporte municipal a partir da meia-noite. Metrô e CPTM também funcionarão de forma ininterrupta durante a madrugada.
Na área da saúde, a operação contará com 13 postos médicos avançados, 60 ambulâncias e UTIs móveis e todas as 34 UPAs da cidade funcionando 24 horas, sem impacto sobre o atendimento regular do sistema.
A Prefeitura montará 20 unidades móveis e tendas para atendimento e acolhimento, além de uma equipe de 200 profissionais da rede municipal de Direitos Humanos. Haverá ações específicas do protocolo “Não se Cale”, que combate assédio, racismo, homofobia e xenofobia.
Também estarão de plantão 52 conselheiros tutelares, além de equipes especializadas na localização de pessoas desaparecidas e na mediação de conflitos.
Fonte: ICL Notícias