terça-feira, abril 22, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Em Tóquio, Lula defende ‘fazer o livre comércio crescer’


Em seu último compromisso em Tóquio, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou nesta quinta-feira (27/03) que esta foi “a visita mais importante” que ele já fez ao Japão desde a primeira, em 1975, quando ainda era sindicalista e participou de um congresso dos trabalhadores da Toyota.

“Eu saio muito satisfeito. Essa visita teve como objetivo primeiro estreitar a relação com o Japão no momento em que a democracia corre muito risco no mundo, em que setores de extrema-direita, negacionistas, têm ganhado corpo em várias parte do planeta Terra”, disse Lula, ao emendar:

“Foi importante porque temos que vencer o protecionismo e fazer o livre comércio crescer, e porque queremos discutir mudança na governança mundial, sobretudo mudança no Conselho de Segurança da ONU, para que a gente tenha, no século 21, uma representação mais forte da geopolítica mundial”, declarou em coletiva de imprensa.

Ricardo Stuckert / PR
Em Tóquio, Lula encontrou primeiro-ministro Shigeru Ishiba e o imperador Nahurito

Em 2025, Brasil e Japão celebram 130 anos de relações diplomáticas. A visita de Estado promovida pelo governo japonês costuma ocorrer, no máximo, uma vez por ano, mas não era realizada desde 2019, antes da pandemia.

Uma entrevista coletiva foi o último compromisso do presidente no país asiático, onde esteve em visita de Estado nos últimos dias, incluindo encontros com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba, e com o imperador Nahurito.

Além dos encontros com as principais autoridade do país, Lula também participou de reuniões com empresários brasileiros e japoneses, com integrantes do movimento sindical, e pesquisadores brasileiros que vivem no Japão.

Lula ainda reforçou que a viagem fortaleceu as convergências entre Brasil e Japão em temas como defesa da democracia e multilateralismo. Agora, o presidente brasileiro segue para visita oficial ao Vietnã, antes de retornar ao Brasil.

(*) Com Agência Brasil



Fonte: Opera Mundi

trezzenews