O cotidiano puxado das cidades pode trazer bastante estresse, e isso está relacionado ao cortisol, hormônio liberado pelo corpo quando estamos nos preparando para uma situação de perigo. Mas você sabia que existem alguns hábitos simples que podem reduzir o hormônio do estresse?
Continua depois da publicidade
O excesso de cortisol está relacionado a uma série de problemas de saúde, tanto mentais como físicos. Veja a seguir algumas atitudes simples de serem implementadas em sua rotina para garantir que os níveis de cortisol se mantenham adequados à sua saúde.
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Continua depois da publicidade
Regular o sono
Um estudo da Universidade do Colorado mostrou que pessoas com casos graves de insônia possuíam níveis altíssimos de cortisol em seus corpos, o que está relacionado a níveis anormais de estresse.
Dormir e acordar sempre na mesma hora, e se afastar de telas pelo menos 1 hora antes do sono, podem ajudar a controlar seus níveis de estresse e ansiedade.
Praticar atividade física sem excessos
Praticar exercícios com regularidade faz bem para diversos aspectos da saúde, incluindo reduzir o risco de doenças cardíacas e auxiliando no equilíbrio digestivo e hormonal.
Continua depois da publicidade
No entanto, fazer exercícios com frequência excessiva, especialmente de alta intensidade, também traz prejuízos. O ideal é alternar treinos de alta intensidade com outros de média e baixa ao longo da semana para manter o ciclo do cortisol sob controle.
Procure ter uma alimentação regrada
A alimentação inadequada também produz efeitos negativos no ciclo do hormônio cortisol. Principalmente a falta de vitaminas.
Uma dieta balanceada envolve não só a proporção correta de proteínas, gorduras e carboidratos, mas também é importante incluir vitaminas, presentes principalmente nas variadas frutas.
Continua depois da publicidade
Praticar atividades de Lazer
Achar um tempo na rotina para praticar um hobby, sem a cobrança de ser bom ou ruim nele, ajuda muito a diminuir o estresse causado no dia a dia.
Ler livros, tocar um instrumento, desenhar, escrever, todas essas são ótimas maneiras de relaxar.
A importância da regulação hormonal
Os hormônios, biocomunicadores do nosso corpo, são substâncias complexas, e os cientistas ainda estudam como eles interagem uns com os outros.
Se você se esforçou para cumprir todas as dicas acima, e mesmo assim sente quantidades altas de estresse no dia a dia, talvez seja a hora de se consultar com um endocrinologista.
Continua depois da publicidade
Leia também
Estudantes estão ficando menos sábios devido à morte de um hábito simples
Refrigerante que foi febre nos anos 80 volta aos supermercados para a alegria dos fãs
Fonte: NSC