terça-feira, abril 22, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

EUA demitem chefe da base militar na Groenlândia


Após a visita do vice-presidente dos Estados Unidos J.D. Vance à Groenlândia, a chefe da Base Espacial Pituffik, Susannah Meyers, uma instalação militar norte-americana no noroeste do território groenlandês, foi demitida do cargo. Segundo relatos divulgados pelo site local Military, em 31 de março, a coronel havia enviado um suposto e-mail discordando das declarações feitas pelo vice na ocasião, além de criticar as pretensões do governo de Donald Trump, que fala em tomar o território do Ártico.

Em comunicado emitido na quinta-feira (10/04), o Comando de Operações Espaciais das Forças Armadas dos EUA confirmou a destituição de Meyers e justificou a decisão devido a uma “perda de confiança em sua capacidade de liderar”. O texto também disse que não seriam toleradas “ações que minem a cadeia de comando ou que subvertem a agenda do presidente Trump”.

Em 28 de março, quando Vance e sua delegação visitaram a Groenlândia, território cobiçado pelo governo dos EUA, a autoridade norte-americana declarou que a Dinamarca “não fez um bom trabalho” para os groenlandeses e que não não houve investimento suficiente na segurança nacional. 





Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!

Inscreva-se


Jim Watson/Getty Images
Chefe da base militar dos Estados Unidos na Groenlândia, Susannah Meyer foi demitida após supostas críticas aos comentários do vice-presidente norte-americano JD Vance durante visita ao território

De acordo com a agência AFP, após o discurso o discurso, Meyers teria mobilizado, por meio de e-mail, os funcionários da base de Pituffik “com o objetivo de gerar unidade entre os aviadores e guardiões, bem como os canadenses, dinamarqueses e groenlandeses que trabalham lá, após a aparição de Vance”. 

“Não pretendo entender a política atual, mas o que sei é que as preocupações do governo dos EUA discutidas pelo vice-presidente Vance na sexta-feira (28/03) não refletem a Base Espacial de Pituffik”, escreveu a ex-chefe, conforme divulgado pelo Military.

No comunicado em que se anunciou a demissão de Meyers, as Forças Espaciais dos EUA também instaram que os comandantes que atuam na base “sigam os mais altos padrões de conduta, especialmente no que se refere a permanecer apartidário no desempenho de suas funções”.



Fonte: Opera Mundi

trezzenews