O x-salada é mais que um mero lanche para Criciúma, é um patrimônio cultural imaterial. Pensando nisso, o município situado no Sul de Santa Catarina irá homenagear o alimento no aniversário de 100 anos de emancipação político-administrativa, no mês de novembro. Serão realizadas diversas ações voltadas ao prato mais popular da cidade.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Dentro da programação estará a realização do Festival Gastronômico X-Centenário, que irá selecionar os 15 melhores x-saladas de Criciúma. Os selecionados receberão um selo e o título de “X-Centenário”.
Fotos antigas mostram como era a principal avenida de Criciúma há mais de 40 anos
Segundo a prefeitura de Criciúma, também será lançada uma Rota Gastronômica do X-Salada, que reunirá estabelecimentos participantes em um guia interativo. Além disso, será produzido um documentário, contando a história do lanche, com depoimentos dos fundadores dos primeiros estabelecimentos locais.
Continua depois da publicidade
Estima-se que existem mais de 100 lanchonetes na cidade, mais de 60 delas servem o famoso x-salada. Em 2023, após um Projeto de Lei (PL) levado ao legislativo criciumense, o prato se tornou um patrimônio imaterial do município. Criciúma comemora os 100 anos de emancipação no dia 4 de novembro, com programação especial definida.
Leia também
Safra da mandioca industrial deve superar 170 mil toneladas em SC; preços desagradam produtores
Fonte: NSC