O barracão da escola de samba Vale Samba, em Joaçaba, foi completamente destruído por um incêndio de grandes proporções na manhã desta quarta-feira (2). O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi acionado por volta das 7h30min e mobilizou equipes de Joaçaba, Catanduvas e Água Doce para conter as chamas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com os bombeiros, ao chegarem ao local, encontraram um grande volume de material inflamável e tóxico, composto principalmente por elementos decorativos derivados de petróleo, o que acelerou a propagação do fogo e dificultou o combate. Apesar da intensidade das chamas, os imóveis vizinhos foram preservados.
— Hoje a nossa família azul e branco foi marcada para sempre. É um momento de profunda tristeza. Ali dentro havia uma riqueza, uma história construída por muitas pessoas. Vamos unir forças e aceitar todas as ajudas que vierem — lamentou a presidente da escola, Cristina SIlva.
Foram queimados quatro carros alegóricos, três tripés, além de todo o acervo da escola, incluindo fantasias, documentos, fotos do carnaval deste ano. Apenas algumas poucas peças de vestuário não queimaram. Segundo as autoridades, o barracão foi consumido quase que em sua totalidade.
Continua depois da publicidade
O diretor de Carnaval, Anderson Tavares, destacou a dimensão da perda:
— Era imensurável o que tinha ali dentro. Perdemos tudo. No momento, não temos mais nada além da comunidade, da família azul e branco, e é nela que vamos nos apoiar.
Vídeo mostra dimensão do incêndio
Veja fotos da atuação dos bombeiros
A Defesa Civil do município isolou a área devido ao risco de colapso da estrutura, uma vez que as paredes e o teto foram comprometidos pelo calor intenso.
A perícia do Corpo de Bombeiros será iniciada ainda nesta tarde para identificar as causas do incêndio. O laudo técnico deve ser concluído em até 30 dias. Não houve registro de vítimas.
Continua depois da publicidade
Nota oficial da Vale Samba
“Hoje, enfrentamos um dos momentos mais difíceis da nossa história. Um incêndio de grandes proporções atingiu o barracão da nossa escola, consumindo boa parte da estrutura e deixando marcas que jamais serão esquecidas. Anos de história, dedicação e memórias foram levados pelas chamas, mas nossa força e união permanecem intactas.
Agradecemos imensamente a todos pelas mensagens de apoio. Cada palavra de conforto nos fortalece neste momento tão difícil.
Nosso reconhecimento também ao Corpo de Bombeiros, que prontamente atendeu à ocorrência, e à Prefeitura, que está nos auxiliando neste momento de reconstrução.
Ainda estamos processando tudo o que aconteceu, mas de uma coisa temos certeza: o Azul e Branco vai se reerguer!
Continua depois da publicidade
Pedimos encarecidamente à população que não se dirija ao local. A estrutura pode estar comprometida, representando um risco de novos acidentes. O Corpo de Bombeiros está conduzindo uma perícia para entender as causas do incêndio e garantir a segurança da área.”
Liga das Escolas de Samba e Prefeitura de Joaçaba manifestaram apoio
A Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (LIESJHO) também manifestou solidariedade e colocou-se à disposição da escola.
“Nosso presidente Jorge Zamoner, em nome da LIESJHO, expressa profundo pesar e reforça o compromisso de apoiar a Vale Samba neste momento difícil. A escola sempre foi um símbolo de resistência e dedicação, e juntos vamos reconstruir essa história.”
A Prefeitura de Joaçaba, por sua vez, ressaltou que toda a cidade sofre com a perda da Vale Samba.
“A Prefeitura de Joaçaba manifesta sua profunda solidariedade à A.C.E.R.E.S. Vale Samba, escola de samba mais tradicional do Carnaval de Joaçaba e a maior campeã da história, que nesta quarta-feira (02/04) sofreu uma perda irreparável com o incêndio que consumiu seu barracão e sede. Neste momento de imensa dor, sabemos que não é apenas a Vale Samba que sofre, mas sim todo o Carnaval de Joaçaba, um dos maiores patrimônios culturais do nosso estado. Fantasias, carros alegóricos, troféus, registros históricos e tantos outros materiais foram perdidos, mas o espírito carnavalesco e a paixão que move essa comunidade seguem intactos. Não mediremos esforços para apoiar a retomada dessa trajetória vitoriosa”.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Tentativa de ultrapassagem termina em tragédia e dois morrem no Gravatá, em Penha
Como 24 pessoas acabaram condenadas em uma única ação do MPSC no Meio-Oeste de SC
Fonte: NSC