Santa Catarina registrou a primeira temperatura negativa de 2025 na manhã deste sábado (5), em Urupema, na Serra. O termômetro no Parque de Exposição marcou -0,21°C, por volta das 7h da manhã, de acordo com a Epagri.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Urupema, considerada a cidade mais fria do Brasil, amanheceu com uma leve geada. Moradores da região cidade flagraram uma fina camada de gelo sobre as superfícies de carros e plantas na cidade, como mostram imagens cedidas ao NSC Total.
Outras localidades da Serra catarinense amanheceram com temperaturas baixas. Bossoroca, em Urupema, registrou 3,32°C. Já São Joaquim marcou 3,09°C, e Urubici, 3,83°C.
Veja fotos da geada
Continua depois da publicidade
Massa de ar polar
Santa Catarina é atingida por uma massa de ar seco e frio de origem polar neste fim de semana. O fenômeno diminui condições para chuva e derrubando as temperaturas, conforme a Defesa Civil estadual.
A geada ocorre quando a temperatura do ar próximo ao solo cai abaixo do ponto de congelamento (0°C), fazendo com que o vapor d’água presente no ar se condense e congele sobre superfícies expostas, como plantas, carros e telhados.
Veja fotos
SC abaixo de zero: relembre as 20 menores temperaturas já registradas no Estado
Fonte: NSC