quarta-feira, abril 23, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Governo de SC pretende aprovar lei para ferrovias e estadualizar linhas da rede federal


Jorginho Mello e o secretário Beto Martins anunciaram plano para o estado melhorar e investir em ferrovias (Foto: Roberto Zacarias, Secom)

O governo de Santa Catarina vai enviar para a Assembleia Legislativa (Alesc) projeto que cria a primeira lei de ferrovias da história de Santa Catarina. O objetivo é viabilizar investimentos e estadualizar a maior parte da malha da rede federal que foi deixada de lado pela concessionária Rumo Logística. Esses planos foram revelados pelo secretário de estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, juntamente com o governador Jorginho Mello, após o anúncio da nova rota aérea internacional Florianópolis-Lima da Latam, em evento nesta segunda-feira (14).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

– Nós estamos estadualizando tudo. O que não querem, nós faremos – afirmou Jorginho Mello, citando a proposta que fez recentemente ao governo federal para estadualizar a BR-282, que liga Florianópolis ao Extremo Oeste do estado.

– A Rumo anunciou que fica, agora, exclusivamente com os 300 quilômetros entre São Francisco do Sul e Mafra. Só ficou com isso. O resto, abandonou. Nós tivemos uma reunião semana passada com o GT Ferroviário do governo federal, que não ouvia Santa Catarina. E agora marcaram uma reunião para nos ouvir. E nós perguntamos, escuta aí: tem 1.400 quilômetros na mão da Rumo de Santa Catarina. Aliás, não é um problema de Santa Catarina, é um problema do Sul do Brasil. A Rumo abandonou tudo também no Rio Grande do Sul e no Paraná. No Rio Grande do Sul é mais grave porque teve as ferrovias destruídas pela enchente – afirmou o secretário Beto Martins.

De acordo com o secretário, a próxima reunião sobre o tema, em Brasília, será nos dias 07 e 08 de maio. Ele participará e vai solicitar a transferência desses trechos no estado para a gestão do governo.

Continua depois da publicidade

Beto Martins informou também que o projeto para criar a primeira lei de ferrovias de SC será enviado à Alesc ainda em maio, para ser aprovado em breve. Ele chamou a atenção para o fato de que SC é um dos poucos estados que não tem uma lei própria para ferrovias.

Uma legislação estadual permite ao governo fazer a gestão do setor, inclusive a concessão para a iniciativa privada, que pode ser para um grande investidor do exterior. Um estado com economia que cresce acima da média nacional necessita de uma rede ferroviária mais ativa.

Leia também

Balneário Camboriú terá a Times Square do Réveillon do Brasil

Santa Catarina alcança o maior crescimento do país no setor turístico em 12 meses

Governo de SC triplica recursos e viabiliza investimentos a 30 mil pequenos negócios

Para líderes de grandes empresas, cenário geopolítico é de desafios e oportunidades

Poltrona composta por três esferas, criada em SC, é destaque na Europa



Fonte: NSC

trezzenews