sexta-feira, maio 23, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Ibovespa fecha em alta com alívio parcial sobre IOF


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

O Ibovespa encerrou a sessão desta sexta-feira (23) com leve alta de 0,40%, aos 137.824,29 pontos, revertendo parte das perdas dos últimos dias. Apesar da recuperação, o índice acumulou queda de 0,98% na semana, em meio à maior aversão ao risco após mudanças nas alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

A decisão do Ministério da Fazenda de elevar o imposto sobre crédito empresarial, previdência privada (VGBL) e câmbio gerou forte reação do mercado. A pasta, no entanto, recuou quanto ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre aplicações de fundos no exterior e remessas internacionais, o que ajudou a aliviar o pessimismo.

Durante a tarde, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, comentou a medida e reforçou a necessidade de prudência na condução da política monetária. “O que a cautela quer dizer é que, dado o estágio que nós estamos na política monetária e dada a incerteza, o Banco Central não deveria fazer movimentos bruscos”, afirmou.

Ele também elogiou o governo por suprimir rapidamente parte da proposta: “Deve ser louvado por ter ajustado a medida com agilidade”.

O dólar à vista recuou 0,45%, a R$ 5,6470, acumulando queda de 0,40% na semana.

Mercado externo

No exterior, o clima também foi de cautela. Os índices de Nova York encerraram o pregão em baixa, pressionados por novas ameaças tarifárias dos Estados Unidos contra a União Europeia. O presidente Donald Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos europeus, com vigência a partir de 1º de junho, além de uma taxa adicional de 25% sobre produtos da Apple fabricados fora do país.

Em reação, o Nasdaq caiu 1,00%, o S&P 500 recuou 0,67% e o Dow Jones cedeu 0,61%, na véspera do feriado de Memorial Day nos EUA.





Fonte: ICL Notícias

trezzenews