Após as fortes chuvas que atingem a cidade de Imbituba, no Sul catarinense, desde a noite de quarta-feira (9), a prefeitura decretou situação de emergência nesta quinta (10). A decisão foi tomada durante reunião do Gabinete de Crise, convocado para definir ações imediatas que visam minimizar os impactos do temporal e garantir a segurança da população.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo a prefeitura, oito pessoas estão desabrigadas. Além disso, as aulas da rede pública municipal também estão suspensas nesta sexta-feira (11), como medida preventiva para proteger estudantes, professores e profissionais da educação.
Conforme informações da Defesa Civil do município, até o meio da tarde desta quinta-feira, o volume de chuva acumulado já chegava a 126 milímetros, o equivalente à média esperada para todo o mês de abril.
A previsão indica que as chuvas devem continuar, com maior intensidade, pelo menos até a noite desta quinta-feira (10).
Continua depois da publicidade
Todos os bairros de Imbituba foram atingidos, sendo que Nova Brasília, Mirim e Arroio registraram pontos com alagamentos severos. Equipes da Prefeitura, Defesa Civil e demais secretarias seguem mobilizadas, monitorando áreas de risco e prestando assistência às famílias afetadas.
A decretação de situação de emergência permite que o município adote medidas legais e operacionais especiais para lidar com os danos causados. O decreto também permite solicitar recursos estaduais e federais destinados às ações de resposta, socorro e reconstrução.
“Esses recursos são essenciais para que possamos realizar ações de assistência à população, recuperar estruturas danificadas e restabelecer a normalidade o quanto antes”, disse o prefeito Michell Nunes.
Alagamentos e quedas de árvores: Florianópolis entra em estado de atenção devido às chuvas
Garopaba registra inundações e alagamentos
Com 100 milímetros de chuva acumulada nas últimas horas, o município de Garopaba tem pontos de alagamento e inundações em ruas e escolas, especialmente na região Sul da cidade, e nos bairros Encantada e Ressacada. Não há desabrigados ou desalojados, segundo a administração municipal.
Continua depois da publicidade
As equipes de segurança e serviços públicos seguem mobilizadas em diversos pontos da cidade para realizar reparos e garantir a segurança da população. O Garopaba Pronto Atendimento (GPA) 24h continua funcionando normalmente, assim como os demais serviços essenciais. As aulas nas escolas na Rede Municipal de ensino para esta sexta-feira (11) estão confirmadas.
Quem precisar de ajuda pode contatar a Defesa Civil pelo telefone (48) 3254-8199, o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193 ou pelo Instagram @governodegaropaba.
Outras cidades afetadas
Além de Imbituba e Garopaba, as cidades mais atingidas foram Imaruí e Jaguaruna, com alagamentos, aulas suspensas e riscos para mais chuvas pela frente. A Defesa Civil catarinense emitiu alerta geral para chuvas intensas até sexta-feira (11).
Continua depois da publicidade
Em Jaguaruna, a situação se intensificou nesta manhã, com diversos pontos de alagamento na cidade, assim como em Imaruí. Algumas ruas ficaram parcialmente intransitáveis, além de moradores que estão enfrentando dificuldades de locomoção. Estima-se que o acumulado de precipitação na região tenha sido de 40 milímetros nas últimas horas.
Chuvas no Sul de SC nas últimas 24h
- Imbituba – 123 mm;
- Laguna – 39,6 mm;
- Içara – 23,4 mm;
- Araranguá – 16,8 mm.
Atualizado às 19h18 desta quinta-feira (10).
Leia ainda
Chuva intensa alaga ruas, danifica estradas e causa suspensão das aulas no Sul de SC
Com mais de 120 milímetros em 24 horas, chuva intensa deixa cidades de SC embaixo d’água
Chuva intensa ganha força em Santa Catarina nesta sexta-feira; confira regiões
Fonte: NSC