quarta-feira, abril 23, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Israel e Netanyahu perdem apoio dos norte-americanos, revela pesquisa




Pesquisa divulgada nesta semana pela Pew Research revela que mais da metade dos adultos dos Estados Unidos, 53%, expressam uma opinião desfavorável sobre Israel.

Em março de 2022, antes dos bombardeios na Palestina, o índice era superior a 42%. Houve um aumento de 11 pontos nas visões desfavoráveis nos últimos três anos.

A parcela dos que expressam visões muito desfavoráveis também dobrou neste período, passando de 10% para os atuais 19%. Entre os democratas, 69% expressaram opiniões desfavoráveis frente a 37% dos republicanos.





Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!

Inscreva-se


Segundo a Pew Research, tanto os democratas mais jovens quanto os mais velhos se tornaram mais negativos em relação a Israel, com um aumento de 9 pontos nas opiniões negativas entre os mais jovens; e um aumento de 23 pontos entre mais velhos.

Uma mudança importante foi identificada pela pesquisa entre os republicanos adultos com menos de 50 anos. Agora, eles têm quase a mesma probabilidade de ter uma visão negativa de Israel (50%) quanto positiva (48%).
Em 2022, eles eram muito mais propensos a ver Israel positivamente (63%) do que negativamente (35%).

Pew Research Center
Pew Research Center

Queda da confiança em Netanyahu

A confiança dos estadunidenses no primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu também caiu. Ela permanece em 32% frente a 52% que expressaram ter pouca ou nenhuma confiança em Netanyahu para “fazer a coisa certa em relação aos assuntos mundiais”.

Entre os republicanos, o primeiro-ministro israelense conta com a confiança de 51%; entre os democratas, apenas 15%. A pesquisa revela que os republicanos acima dos 50 anos têm duas vezes mais probabilidade de confiar no primeiro-ministro israelense (70%) do que os que têm menos de 50 anos (32%).

Respostas ao conflito

Para 46% dos estadunidenses é possível encontrar uma maneira de coexistência entre Israel e um estado palestino.  A solução de dois estados teve uma queda frente aos 52% registrados no final de 2023. Neste sentido. os democratas (56%) são mais propensos do que os republicanos (36%).

Entre os judeus e mulçumanos do país, metade dos judeus (47%) diz ser possível, enquanto 52% não acreditam na solução. Entre os muçulmanos, 56% apoiam e 43% discordam.

Os estadunidenses também estão divididos quanto à atuação de Trump na Guerra de Israel. 31% apontam que ele está favorecendo demais os israelenses; enquanto 29% enxergam algum equilíbrio.

Quanto às declarações de Trump de que o país deveria assumir a Faixa de Gaza, a ideia é rechaçada por 62% dos estadunidenses, incluindo 49% que se opõem fortemente. Apenas 15% disseram-se favoráveis. Entre os adultos judeus, 32% apoiam a proposta e 64% se opõem a ela.

Questionados sobre a importância da guerra entre Israel e Hamas para os interesses dos Estados Unidos, 66% dos adultos disseram que a guerra é muito ou relativamente importante, sendo os mais velhos mais propensos neste sentido.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 30 de março com uma amostra de 3.605 adultos dos EUA.



Fonte: Opera Mundi

trezzenews