quinta-feira, abril 24, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Junta militar do Myanmar anuncia cessar-fogo após terremoto


A junta militar do Myanmar, que governa o país desde o golpe de Estado de fevereiro de 2021, decretou nesta quarta-feira (02/04) um cessar-fogo temporário no conflito que mantém com grupos rebeldes que tentam resistir à ditadura local desde a sua instalação.

A medida foi tomada em função do terremoto de 7,7º na escala Richter, registrado na última sexta-feira (28/03), e que foi seguido de diversas réplicas, também de grande magnitude.

Vale lembrar que a maioria dos grupos insurgentes que pegaram em armas após o golpe de 2021 já havia suspendido suas ações antes mesmo da decisão governamental, mas a junta liderada pelo general Min Aung Hlaing manteve suas operações no interior do país, o que resultou em críticas tanto da população local quanto de organismos internacionais.

A série de movimentos sísmicos já provocou mais de 2,8 mil mortes no país asiático, além e deixar mais de 4,6 mil feridos. Também há 373 pessoas desaparecidas, o que poderia levar a um aumento do número oficial de vítimas fatais.

Em comunicado publicado logo após o decreto, a junta militar manifestou que a medida tem como objetivo “acelerar os esforços de socorro e reconstrução e de manter a paz e a estabilidade”.

MRTV
General Min Aung Hlaing lidera a Junta Militar de Myanmar desde 2021

O governo também afirmou que o general Min Aung Hlaing participará, nos dias 3 e 4 de abril, de uma cúpula na Tailânda em que os países da região conversarão sobre ações conjuntas para lidar com as consequências do terremoto.

Vale recordar que o terremoto também atingiu a Tailândia, onde a capital Bangkok registrou episódios trágicos, como o desabamento de um arranha-céu de 30 andares que estava em construção, e que deixou pelo menos 22 mortos, além cerca de 70 trabalhadores que ainda estariam presos nos escombros.

Homem resgatado dos escombros após 5 dias

Também nesta quarta-feira, cinco dias após o terremoto, um homem de 26 anos foi resgatado dos escombros de um hotel em Naypyidaw, capital de Myanmar.

O indivíduo foi retirado dos destroços por uma equipe de socorristas de Myanmar e da Turquia. Ele estava atordoado e empoeirado, mas consciente, e foi colocado em uma maca, segundo vídeo publicado nas redes sociais pelo Corpo de Bombeiros local.

 

Com informações de ANSA e The Guardian.



Fonte: Opera Mundi

trezzenews