Em nota breve publicada no final da tarde desta segunda-feira (14/04), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, expressou seu reconhecimento à vitória de Daniel Noboa no segundo turno das eleições presidenciais do Equador.
Na mensagem, Lula manifestou sua saudação “ao povo equatoriano e ao presidente reeleito Daniel Noboa pelas eleições de domingo”.
“O Brasil seguirá trabalhando com o Equador em defesa do multilateralismo, pela integração sul-americana e o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, completa o mandatário.
Ricardo Stuckert
Oposição não reconhece resultado
De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Noboa venceu as presidenciais de domingo (13/04) por 55% contra 44% de González, do movimento Revolução Cidadã, representante da oposição de esquerda.
A reeleição do mandatário de extrema direita gerou questionamento de atores políticos progressistas dentro e fora do Equador, após uma série de irregularidades durante o pleito, incluindo um decreto de estado de exceção às vésperas da eleição.
González e os partidos de sua coalizão não reconheceram os resultados divulgados pelo CNE, afirmando que houve uma “grotesca” fraude na apuração.
Segundo um grupo de opositores, a decretação do estado de exceção suspendeu os direitos civis fundamentais, sobre a qual enfatizaram que, “coincidentemente, são as províncias onde o candidato-presidente Noboa teve baixo desempenho no primeiro turno”.
Com informações do Palácio do Planalto.
Fonte: Opera Mundi