terça-feira, abril 22, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Médicos atualizam saúde de Bolsonaro após 12 horas de cirurgia


Bolsonaro foi hospitalizado após sentir fortes dores nesta sexta-feira (11) (Foto: Reprodução)

Após mais de 11 horas, o boletim médico do Hospital Star DF, em Brasília, informou que a cirurgia de Jair Bolsonaro chegou ao fim na noite deste domingo (13). O ex-presidente passou pelo procedimento de laparostomia exploratória com início ainda pela manhã e está na internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado estável.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

“A obstrução intestinal era resultante de uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e que foi desfeita durante o procedimento de liberação das aderência. Encontra-se no momento na Unidade de Terapia Intensiva, estável clinicamente, sem dor, recebendo medidas de suporte clínico, nutricional e prevenção de infecções”, diz trecho do documento.

Uma coletiva de imprensa está prevista para acontecer amanhã às 9h.

Nas redes sociais, Michelle Bolsonaro também atualizou o estado de saúde do ex-presidente e agradeceu as mensagens de carinho.

Continua depois da publicidade

“Cirurgia concluída com sucesso. A Deus, toda honra e toda glória! Estou indo agora para a sala de extubação, onde poderei vê-lo. Em breve, os médicos darão uma coletiva com mais informações. Meu coração transborda de gratidão a cada um de vocês que tem orado, enviado mensagens e intercedido pelo meu amor. Obrigada por estarem conosco nesse momento tão delicado. Seguimos firmes, com fé e esperança!”, escreveu Michelle Bolsonaro em suas redes sociais.

Bolsonaro foi internado às pressas na sexta-feira (11) com fortes dores abdominais, enquanto participava de um evento político no Rio Grande do Norte. Ele chegou a ser atendido inicialmente no hospital da cidade de Santa Cruz (RN), e ainda na sexta foi transferido de helicóptero para o Hospital Rio Grande, na capital potiguar. 

Inicialmente, o médico pessoal de Bolsonaro havia descartado a necessidade de cirurgia. Contudo, a equipe médica decidiu fazer um procedimento para identificar o impacto dos danos da obstrução intestinal, consequência da facada no abdômen que sofreu durante a campanha presidencial de 2018. 

Para fazer o procedimento, o ex-presidente deixou o hospital em que estava internado em Natal e foi transferido para Brasília (DF) ainda na tarde de sábado (12). O quadro foi considerado o mais grave desde o início do caso da facada. Bolsonaro também sugeriu que foi “derrubado pelo próprio corpo”.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da transferência de Bolsonaro

Como foi feita a cirurgia de Bolsonaro?

Ainda na manhã deste sábado, o médico Leandro Echenique, que acompanha Jair Bolsonaro, explicou como é a cirurgia feita neste domingo (13), para desobstruir o intestino do ex-presidente.

— É uma cirurgia aberta, que vai corrigir essa parte da obstrução das alças (intestinais). Vai tirar a tela que ele tem, recolocar, então vai ser feita (a desobstrução). Então é uma cirurgia bem extensa. Veja bem, é um abdome que já foi muito manipulado, desde 2018, quando ocorreu a facada — disse Echenique.

Veja o boletim médico na íntegra:

Brasília, 13 de abril de 2025 – O ex-Presidente da República Jair Bolsonaro foi submetido a cirurgia de extensa lise de aderências e reconstrução da parede abdominal. O procedimento de grande porte teve duração de 12 horas, ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue.

Continua depois da publicidade

A obstrução intestinal era resultante de uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e que foi desfeita durante o procedimento de liberação das aderências. Encontra-se no momento na Unidade de Terapia Intensiva, estável clinicamente, sem dor, recebendo medidas de suporte clínico, nutricional eprevenção de infecções

Leia mais

Boletim médico atualiza estado de saúde de Bolsonaro: “Quadro inspira cuidado”

“Cirurgia extensa”: médico detalha estado de saúde e procedimento de Bolsonaro



Fonte: NSC

trezzenews