A banda IRA! faria dois shows em Santa Catarina no último dia deste mês e em 1º de maio. Por trás dos cancelamentos das apresentações em Jaraguá do Sul e Blumenau está uma reação dos fãs a uma fala do vocalista Nasi contra os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O IRA! está com uma turnê pelos 20 anos do grupo. Em uma das apresentações, em Contagem, Minas Gerais, no final do mês passado, Nasi gritou “sem anistia”, em apoio à punição daqueles que tentaram dar um golpe de Estado e participaram dos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A fala dividiu o público, com vaias e aplausos.
Ao perceber a reprovação de parte da plateia, o cantor declarou:
“Para vocês que estão vaiando, eu vou falar uma coisa: tem gente que acompanha o IRA!, mas nunca entendeu o IRA!. Tem gente que acompanha a gente e é reacionário, tem gente que acompanha o IRA! e é bolsonarista… Isso não tem nada a ver, gente! Por favor, vão embora! Vão embora da nossa vida! Vão embora e não apareçam mais em shows, não comprem nossos discos, não apareçam mais. É um pedido que eu faço”.
Continua depois da publicidade
Assista ao vídeo
Repercussão e boicote
Não demorou para vídeos do episódio ganharem as redes sociais e provocarem um boicote de quem já havia comprado os ingressos para os shows em Blumenau, Jaraguá do Sul, Caxias do Sul (RS) e Pelotas (RS), e até de patrocinadores. Com tantos pedidos de desistência, a produtora responsável pelos eventos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul publicou uma nota confirmando o cancelamento da vinda do IRA! aos dois Estados:
Empresa que “tapa buraco” de obras do Samae pede para sair e impacta serviço em Blumenau
“Lamentamos o ocorrido, somos uma produtora com mais de 30 anos de mercado e nosso principal patrimônio é o público, e este deve ser muito bem tratado por nós produtores e pelos artistas, que deveriam subir ao palco apenas para apresentar suas músicas e talentos”, criticou a produtora na nota (leia na íntegra na imagem ao final do texto).
Em Jaraguá do Sul, a apresentação seria no dia 30 no Scar Centro Cultural. Em Blumenau, no dia seguinte, em 1º de maio, no Teatro Michelangelo. Os valores dos ingressos serão devolvidos em até 30 dias, garantiu a produtora.
À reportagem da CNN, a assessoria da banda lamentou todo o episódio e disse que Nasi foi provocado durante sete músicas no show em Minas Gerais até que o não suportou e reagiu. Ainda assim, a banda reconheceu que não foi uma reação boa.
Caso de desembargador investigado por trabalho escravo em SC entra em “Lista Suja” do governo
Sobre os shows em Blumenau, Jaraguá e nas duas cidades gaúchas, o IRA! pretende remarcá-los em outro momento, depois de “deixar essa situação ser absorvida e aprender a não reagir de uma maneira igual aos ataques que sempre recebemos”.
Continua depois da publicidade
Veja a nota da produtora
Leia mais
Classe média de SP “desce” para o Litoral de SC ao pagar preço de banana por apê de luxo
Fonte: NSC