quarta-feira, abril 23, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

O que sabemos sobre o mais moderno (e secreto) caça da China


Após a apresentação do F-47 pelos EUA, o primeiro caça de 6ª geração do mundo, a China reagiu e mostrou a sua própria versão: o Chengdu J-36

Bandeiras de Estados Unidos e China
Imagem: Knight00730/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Há quem acredite que a guerra econômica entre China e Estados Unidos possa evoluir para um conflito armado num futuro próximo. Se for o caso, os dois países mostraram avanços impressionantes em suas novas gerações de caças.

Recentemente, a Força Aérea dos Estados Unidos apresentou o F-47, o primeiro caça de 6ª geração do mundo. Mas nesta semana os chineses reagiram com a apresentação do Chengdu J-36, um dos principais projetos desenvolvidos em um programa militar secreto do país.

Caça de 6ª geração da China

  • Embora o governo da China não tenha divulgado qualquer informação oficial sobre o novo caça de 6ª geração, a imprensa do país revelou algumas das principais características da aeronave.
  • O Chengdu J-36 não tem estabilizadores verticais, apresentando uma aparência stealth.
  • Ele conta ainda com três motores e autonomia operacional expandida, além de estar preparado para receber novas e modernas tecnologias.
  • Informações extraoficiais ainda dão conta de que o caça chinês tem níveis de excelência no que diz respeito à manobrabilidade.
  • Isso permite que ele fuja dos radares inimigos com facilidade.

Leia mais

Relação entre os países azedou de vez

A apresentação do Chengdu J-36 ocorre após a revelação do caça J-35 de quinta geração pela Shenyang Aircraft Corporation, amplamente comparado ao F-35 estadunidense. Também parece ser uma resposta ao avanço tecnológico dos EUA.

A introdução simultânea de duas aeronaves de sexta geração demonstra não apenas um marco tecnológico, mas, também, uma mensagem política. Ao avançar com projetos sofisticados e furtivos, a China reafirma sua posição na corrida tecnológica militar.

Novidade chinesa é uma resposta ao caça F-47, dos EUA (Imagem: Boeing/Reprodução)

Além disso, a apresentação da tecnologia militar acontece em um momento de aumento das tensões. Os EUA anunciaram novas tarifas econômicas contra a China, elevando a taxação para mais de 100%. Pequim reagiu e retaliou novamente, dobrando a aposta.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.






Fonte: Olhar Digital

trezzenews