quarta-feira, abril 23, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Operação que investiga desvio de R$ 3 milhões em prefeituras do PR tem mandado em Joinville


Ação aconteceu em nove estados (Foto: PCPR, Divulgação)

O desvio de R$ 3 milhões de prefeituras do Paraná foi alvo de uma operação na manhã desta terça-feira (8) em nove estados do Brasil, incluindo Santa Catarina, na cidade de Joinville. Para efetuar o golpe, criminosos se passavam por funcionários de bancos, entravam em contato com os responsáveis financeiros dos municípios e conseguiam acessar as contas. Ao todo, foram cumpridos 79 mandados contra o grupo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias de Joinville e região no WhatsApp

Nesta terça-feira, a Polícia Civil do Paraná (PCPR), com apoio das polícias civis locais, cumpriram 43 mandados de prisão pelos crimes de associação criminosa e estelionato, além de 36 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. As ações acontecem no Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte, Goiás, Piauí, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará e Distrito Federal. 

Suspeita que jogou cão em ponte tentou “mudar de rota” para evitar polícia em Joinville

Veja fotos da operação

Continua depois da publicidade

As apurações indicam que os suspeitos envolvidos utilizavam engenharia social, que é uma técnica que explora aspectos comportamentais das vítimas, para obter acesso às contas públicas. Membros da organização criminosa se passavam por funcionários de empresas vinculadas a instituições bancárias e entravam em contato com os responsáveis financeiros das prefeituras.

— Os criminosos solicitavam atualização de dados para que os pagamentos do município pudessem ser realizados. De posse das informações, se utilizavam das informações necessárias para acessar as contas bancárias e realizar as transferências fraudulentas, que depois eram pulverizadas para diversas pessoas jurídicas — afirma o delegado Gustavo Mendes Marques de Brito.

Conforme a Polícia Civil do Paraná, as investigações, iniciadas em 2023, apuram o desvio fraudulento de recursos públicos de cinco cidades. Até o momento, 38 beneficiários diretos das transferências ilícitas foram identificados, a maioria localizada nos estados do Ceará e São Paulo.

O balanço final da operação, com o número de pessoas presas e objetos apreendidos, ainda será divulgado.

Continua depois da publicidade

Leia também

Menina de 10 anos presenciou atropelamento dos pais na BR-101 em Barra Velha

Após fugir no meio do próprio júri em Joinville, foragido é capturado em outro estado

“Quer guerra comigo?”: Prefeito que ameaçou policial em SC é investigado em inquérito



Fonte: NSC

trezzenews