quinta-feira, abril 24, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Papa tem melhoras na fala e reduz oxigênio de alto fluxo


O papa Francisco apresentou melhoras na capacidade de fala e reduziu o uso de oxigênio de alto fluxo, de acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira (28/03) pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O pontífice de 88 anos passou quase 40 dias internado para tratar uma pneumonia nos dois pulmões que o deixou à beira da morte, mas recebeu alta em 23 de março e, desde então, está em repouso na Casa Santa Marta, sua residência oficial.

Segundo o Vaticano, a situação do Papa é “estacionária” do ponto de vista médico, porém com exames de sangue “dentro da normal” e “leves melhoras” na fala, que ficou comprometida por causa da pneumonia.

Além disso, Francisco passou a usar oxigênio de alto fluxo apenas durante parte da noite. No restante do dia, ele utiliza uma oxigenação mais corriqueira, de acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé.

HolySeePressOffice/Fotos Públicas
lll

Jorge Bergoglio, segundo o Vaticano, continua as fisioterapias motora e respiratória, com “leves melhoras diárias”, e alterna os tratamentos com momentos de oração e repouso. O Papa também tem celebrado diariamente uma missa na capela do segundo andar da Casa Santa Marta, onde fica seu apartamento.

O pontífice ainda não recebe visitas, mas continua a trabalhar com os documentos relativos aos vários departamentos da Igreja Católica. A Santa Sé, no entanto, ainda não confirmou se Francisco conseguirá participar das celebrações da Semana Santa, entre 13 e 20 de abril. “É prematuro discutir isso”, afirmou o Vaticano.

Já o Angelus, tradicional oração católica, do próximo domingo (30/03) será divulgado somente por escrito, assim como tem sido feito desde a internação do líder.

A Sala de Imprensa da Santa Sé também revelou que o papa Francisco também foi informado sobre o terremoto de magnitude 7.7 na escala Richter que atingiu Myanmar e Tailândia nesta sexta-feira (28/03) e está “rezando pelas vítimas e pelas populações atingidas”.

Segundo uma mensagem de telegrama enviado em nome do pontífice pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, às autoridades eclesiásticas e civis dos dois países, Francisco está ar “profundamente triste” por conta da “devastação disseminada” provocada pelos tremores.

“Profundamente triste pela perda de vidas e pela devastação disseminada causada pelo terremoto no Sudeste Asiático, especialmente em Myanmar e na Tailândia, Sua Santidade Papa Francisco oferece orações sentidas pelas almas dos mortos e a garantia de proximidade espiritual a todos os afetados por essa tragédia”, diz o texto.

“Sua Santidade também ora para que o pessoal de emergência seja apoiado pelos dons divinos da fortitude e da perseverança em seu cuidado com os feridos e deslocados”, conclui o telegrama.

Segundo Min Aung Hlaing, presidente do Conselho de Administração de Mianmar, junta militar que governa a nação desde o golpe de 2021, o desastre deixou pelo menos 144 mortos e 732 feridos.

(*) Com Ansa



Fonte: Opera Mundi

trezzenews