O presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu nesta quinta-feira (17) o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, no palácio presidencial do Eliseu, em Paris.
O encontro acontece em um momento em que o enviado da Casa Branca, Steve Witkoff, e diplomatas ucranianos e britânicos também estão na cidade para conversas com autoridades francesas.
A diplomacia de alto nível reflete a crescente preocupação da Europa com as propostas do governo americano em relação a Moscou, após o fracasso, até o momento, dos esforços de Trump para negociar um cessar-fogo na guerra entre Rússia e Ucrânia, que já dura três anos.
As autoridades americanas também devem discutir as negociações nucleares com o Irã durante a visita a Paris.
O governo russo afirmou nesta quinta-feira (17) que a reunião entre os EUA, a Ucrânia e os países europeus em Paris seria uma oportunidade para o enviado especial americano, Steve Witkoff, informá-los sobre a situação atual das negociações sobre a busca por um acordo de paz na Ucrânia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o presidente Vladimir Putin e Witkoff tiveram uma longa conversa na semana passada.
Fonte: CNN Brasil