A coincidência do feriado de Páscoa e de Tiradentes na segunda-feira está garantindo ocupação maior do que na semana de Páscoa de 2024 na rede hoteleira do Litoral de Santa Catarina. A fase também é impulsionada pela maior presença de estrangeiros devido à moeda favorável e a semana do turismo no Uruguai. A rede hoteleira do Norte da Ilha de SC, em Florianópolis, por exemplo, está com lotação acima de 90% e 30% ou mais são os “verdadeiros hermanos” do Uruguai.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A projeção da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC) estima que a ocupação hoteleira da Grande Florianópolis para este feriadão será de 80% a 95%. O presidente do Sindicato dos Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS), Luciano Pereira Oliveira, diz que a projeção é de alta ocupação nesse feriadão, maior do que no mesmo período do ano passado, em função do câmbio favorável. Ambas as entidades farão balanço da ocupação na próxima semana.
Rede hoteleira de luxo no Norte da Ilha de SC, em Florianópolis, está quase lotada:
Continua depois da publicidade
Em Joinville e região, a ocupação hoteleira também está alta e tem elevada demanda por passeios, informa a empresária Conceição Junkes, diretora da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-Nacional). Segundo ela, os passeios mais procurados são para o Beto Carrero e para Pomerode.
Entre os equipamentos turísticos quase lotados está o Costão do Santinho Resort. A diretoria informa que é uma tendência desde o verão e 40% dos hóspedes são estrangeiros, com maioria de uruguaios, público frequente em função da semana turística no país vizinho.
Em Jurerê Internacional, tanto o Il Campanario Villaggio Resort, quanto o Jurerê Beach Hotel estão com ocupação de 92%. A presença de estrangeiros é forte, com maioria de uruguaios. Eles representam 30% do total de hóspedes nesse feriadão, informou o Grupo Habitasul. Além de visitantes do Uruguai, estão recebendo também da Argentina, Chile, Paraguai e Portugal.
Tanto no alto verão quanto agora, no período da Páscoa, a presença maior de estrangeiros é favorecida pelo câmbio. Com o real desvalorizado frente ao dólar – nesta quinta-feira (17) são necessários R$ 5,83 para comprar um dólar – ficou mais barato para estrangeiros viajarem pelo Brasil. Por isso, argentinos e uruguaios estão entre os que mais aproveitam as atrações de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Leia também
Grupo que atua com carros de luxo assume concessionária de marca asiática em SC
Supermercadistas de SC recebem prêmio nacional da Abras pela excelência na gestão
Expogestão traz Susana Balbo, empresária com inspiradora trajetória no mundo dos vinhos
Quais são os maiores supermercados de Santa Catarina em novo ranking da Abras
Governo de SC pretende aprovar lei para ferrovias e estadualizar linhas da rede federal
Balneário Camboriú terá a Times Square do Réveillon do Brasil
Santa Catarina alcança o maior crescimento do país no setor turístico em 12 meses
Fonte: NSC