José Cláudio Machado foi exonerado nesta segunda-feira, 14 (Composição de Paulo Dutra/CENARIUM)
14 de abril de 2025
Marcela Leiros – Da Cenarium
MANAUS (AM) – O secretário de municipal de Infraestrutura de Presidente Figueiredo (AM), José Cláudio Machado, foi exonerado nesta segunda-feira, 14, após repercussão do vídeo em que aparece retirando um produto da gôndola de uma das lojas Havan, na capital Manaus, e colocando o item em outra caixa para pagar 82% menos.
As imagens foram disponibilizadas pela loja no perfil oficial da Havan no TikTok, neste domingo, 13. A unidade onde o caso ocorreu fica localizada na Avenida das Torres, no bairro Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus.
O documento, obtido com exclusividade pela CENARIUM, é assinado pelo prefeito do município, Antonio Fernando Fontes Vieira. “Os cargos comissionados são de livre nomeação e exoneração”, diz a Portaria 1804.
Entenda o caso
José Cláudio Machado, conhecido como “Machadão”, aparece nas imagens pegando um produto que estava na parte superior da gôndola e, segundo a empresa, custa R$ 749,90. Em seguida, ele coloca o mesmo item em outra caixa, de valor inferior, marcada por R$ 129,90.
A CENARIUM confirmou que Cláudio Machado foi identificado por funcionários na unidade da Havan, realizando a manobra para obter o produto sem pagar o preço original.
Funcionários ouvidos pela CENARIUM informaram que a empresa registrou Boletim de Ocorrência (B.O.). A reportagem buscou a direção regional da Havan, mas não obteve retorno. O caso é investigado pela Polícia Civil do Amazonas, que, até o fechamento da matéria, não se manifestou sobre o assunto.
Vida política
Cláudio Machado, de 43 anos, foi candidato ao cargo de vice-governador pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), na chapa de Carol Braz (PDT), nas eleições de 2022. Na época, ao ser questionado sobre a estreia na política, ele disse que se sentia preparado para colocar o nome à disposição do Estado.
Leia também: ‘Me sinto preparado para colocar o nome à disposição do Estado’, diz vice-candidato ao Governo do AM pelo PDT, Claúdio Machadão
Fonte: Revista Cenarium