sábado, maio 24, 2025

Top 5

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho são melhor ator e diretor em Cannes com ‘O Agente Secreto’


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Por AFP

Os brasileiros Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho receberam os principais prêmios em suas categorias no 78º Festival de Cannes. Moura foi escolhido como melhor interpretação masculina e Mendonça Filho foi considerado o melhor diretor, ambos pelo filme “O Agente Secreto”, filme de Kleber Mendonça Filho.

O diretor recebeu o prêmio, entregue pela espanhola Rossy de Palma, em nome do ator.

“É um grande ator e espero que ‘O Agente Secreto’ lhe traga muitas coisas boas”, declarou Mendonça Filho.

No filme, Moura interpreta um professor que retorna a Recife para encontrar o filho, sem saber que seu passado, no qual enfrentou a corrupção, o colocará em perigo.

“O personagem que interpreto só quer viver com os valores que o representam. É terrível que, em momentos distópicos, manter-se fiel aos seus valores de dignidade seja perigoso”, disse Moura há alguns dias em Cannes.

Depois, Mendonça Filho recebeu o prêmio de melhor direção.

Cannes

Wagner Moura, em cena do filme “O Agente Secreto”

Filme também recebeu prêmio da crítica, em Cannes

“Estava bebendo champanhe pelo prêmio de Wagner Moura”, declarou Mendonça Filho, um pouco surpreso por ser chamado novamente ao palco, após ter recebido o prêmio em nome do ator, que não compareceu à cerimônia.

“Meu país, o Brasil, é um país cheio de beleza e poesia. Estou muito orgulhoso de estar aqui esta noite. Penso que Cannes é simplesmente a catedral do cinema neste planeta”, acrescentou o cineasta, que misturou português, francês e inglês no discurso.

O filme ganhou muitos elogios dos críticos e também conquistou o Prêmio da Crítica no Festival neste sábado.

“Um filme de caráter, uma vitrine para a performance complexa e simpática de Moura, mas também a plataforma para uma produção cinematográfica emocionante e ousada”, escreveu o jornal “The Guardian” sobre o filme.

O “Hollywood Reporter”, por exemplo, chamou o filme de “magistral”, com um “retorno maravilhoso de Wagner Moura ao cinema brasileiro”. “Ele sempre foi um bom ator, mas Mendonça Filho faz dele uma estrela de cinema”.

Em fevereiro, o Festival de Cannes já havia anunciado o Brasil como País de Honra na edição de 2025. A iniciativa, do Marché du Film (mercado de filmes do festival), celebra uma nação diferente a cada ano e reconhece suas contribuições para a indústria cinematográfica global.





Fonte: ICL Notícias

trezzenews