
O pré-candidato ao Governo do Amazonas pelo Avante e ex-prefeito de Manaus, David Almeida, denunciou nesta sexta-feira (26/6) o agravamento da crise na saúde estadual após a Base Norte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ficar inoperante devido à retenção de ambulâncias nos hospitais administrados pelo Governo do Estado.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 51 macas permaneciam ocupadas por pacientes que aguardavam leitos na rede estadual, comprometendo a capacidade de resposta do serviço de urgência da capital.
Ambulâncias retidas comprometem atendimento

Em vídeo publicado nas redes sociais, David afirmou que o colapso da rede estadual ultrapassou os limites dos hospitais e passou a afetar diretamente o atendimento prestado à população de Manaus.
“Quando uma ambulância do SAMU fica retida porque não há leitos disponíveis nos hospitais estaduais, quem está esperando atendimento de urgência fica sem socorro. A crise da saúde deixou de atingir apenas quem está dentro dos hospitais e passou a colocar em risco toda a população.”
Segundo ele, cada ambulância parada representa menos uma equipe disponível para atender acidentes, infartos, AVCs e outras emergências.
Hospitais enfrentam superlotação

David também relatou superlotação nas principais unidades estaduais, como os hospitais e prontos-socorros 28 de Agosto, Platão Araújo, Francisca Mendes e SPAs.
O pré-candidato afirmou que pacientes permanecem em macas e corredores, enquanto profissionais convivem com falta de equipamentos, atraso no pagamento de terceirizados e servidores com data-base pendente.
Cobrança por mais leitos e abertura do Delphina Aziz

Durante a manifestação, David cobrou a abertura da urgência e emergência do Hospital Delphina Aziz e questionou a aplicação dos recursos públicos destinados ao Estado.
“Ao longo de oito anos, o Governo do Estado administrou cerca de R$ 245 bilhões. A população tem o direito de perguntar onde esses recursos foram aplicados diante de hospitais superlotados, ambulâncias retidas e pacientes aguardando atendimento em condições precárias. O Amazonas não aguenta mais tanto sofrimento.”
Protesto no ramal do Pau Rosa
Ao final do vídeo, David Almeida também comentou a manifestação realizada nesta sexta-feira (26) no ramal do Pau Rosa, na zona rural de Manaus.
Moradores bloquearam a via durante um protesto motivado pelas condições precárias da infraestrutura da região, impedindo temporariamente a passagem de uma ambulância do SAMU.
Segundo o pré-candidato, o episódio demonstra que a precariedade da infraestrutura e o colapso da saúde pública refletem um mesmo problema de gestão, afetando diretamente a população amazonense.
Crédito
Texto: Emanuelle Baires / Comunicação David Almeida
Fotos: Matheus Dias / Comunicação David Almeida e Divulgação/Internet





