Home Brasil Diretor de escola afastado pela Prefeitura de SP recebe homenagem dos alunos; veja o vídeo

Diretor de escola afastado pela Prefeitura de SP recebe homenagem dos alunos; veja o vídeo

0
Diretor de escola afastado pela Prefeitura de SP recebe homenagem dos alunos; veja o vídeo


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

A reação emocionada dos alunos da escola municipal Caio Sergio Pompeu de Toledo, na Zona Leste de São Paulo, ao afastamento do diretor da unidade pela Prefeitura indica que a avaliação da Secretaria de Educação segue parâmetros questionáveis. Os estudantes fizeram nesta sexta-feira (23) uma homenagem ao diretor Carlos Roberto Medeiros Cardoso, gritando seu nome e empunhando cartazes com solidariedade a ele.

“Isso não é justo”, “Volta, Carlos”, “Te amo. Não vai embora, fica com a gente” eram alguns dos dizeres. Nas gaelrias do pátio, o diretor foi aplaudido, enquanto os alunos gritavam; “Carlão!”. O homenageado retribuiu: “Eu amo cada um de vocês!”.

Ele é um dos 25 diretores de escolas municipais que foram afastados de suas funções sob alegação de baixo desempenho pedagógico da escola, com base nos índices do IDEB. Na despedida aos alunos, o diretor rebateu esse argumento.

“Nosso IDEB não é ruim, é 5.2, melhor que muitas escolas. Pode pesquisar”, afirmou.”Eu estou saindo porque estou aqui há muito tempo e a gente é uma escola de resistência. Ao sair daqui, eu saio grande, apesar do meu tamanho, por vocês”.

No Instagram da escola, que postou o vídeo da despedida, os comentários dos funcionários e estudantes eram todos elogiosos ao diretor. “Um dos melhores diretos que já vi! Estamos contigo”; “Nessa escola, com esse diretor eu aprendi o que é gestão democrática, humanidade e resistência”; “Parabéns o Carlos é esse que eu tenho orgulho de ter estudado no Caio Sérgio e a minha filha também”; “Nossa escola aprendeu, em sua gestão atual, o verdadeiro sentido da participação, do respeito, da escuta e da transformação através da educação”.

Segundo a Secretaria de Educação, a medida foi motivada pelo desempenho dos alunos em avaliações externas. Os profissionais afastados continuarão recebendo seus salários normalmente e deverão fazer curso de “aperfeiçoamento. A sescolas contarão com um reforço na equipe de direção.

Em entrevista ao ICL Notícias, o diretor do Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (SINESP), Douglas Eduardo Rosa, criticou o uso do índice pela Prefeitura: “Não faz o menor sentido afastar o diretor só porque a escola não teve avanço na média do IDEB. O IDEB não é para fazer ranking, ele foi criado para fortalecer as políticas públicas de educação básica. Dependendo da situação da escola, um décimo ou dois de crescimento já é um avanço significativo”.





Fonte: ICL Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile